quinta-feira, 29 de abril de 2010

Programa de Nutricionista Trainee PURAS

oportunidade:Programa de Nutricionista Trainee PURAS


O Programa é desenvolvido de modo a possibilitar situações e oportunidades de aprendizagem e formação, que incluem teoria e prática, visando formar os Profissionais em Gerentes de Contrato.
Desde o início de sua capacitação, o Trainee descobre que seu futuro depende de seu desempenho, que poderá levá-lo a posições de crescente responsabilidade e realização.
Todo candidato, com experiência ou sem experiência, passará pelo Programa Trainee antes de assumir sua Unidade de Negócio.

1) PERFIL DO TRAINEE
Profissional empreendedor, em busca de constante aprendizado e com os seguintes requisitos:
· Curso Técnico ou Superior completo
· Identificação com o segmento (Alimentação Empresarial, Facility Services, Remote Site e/ou Alimentação Escolar)
· Desejável conhecimento básico de inglês e/ou espanhol
· Busca por Resultados
· Liderança
· Comunicação
· Agilidade
· Organização
· Mente aberta para influenciar e ser influenciado
· Sempre pronto para aprender, desaprender e reaprender
· Ter liberdade com responsabilidade


1.1) Perfil do Trainee OffShore
· Todos os requisitos anteriores
· Desejável: Sexo Masculino
· Idade mínima: 25 anos
· Residir nos Estados do ES, RJ e SP (os embarques são por Macaé - RJ, Jacarepaguá - RJ ou Vitória – ES)
· Unidade Marítima da Petrobras – mínimo de 1 ano de formado
2) FORMAÇÃO/ CURSOS
Desejável formação superior ou tecnólogo concluído em Nutrição.
Outros cursos aceitáveis:
1) Engenharia de Alimentos
2) Gastronomia
3) Administração de Empresas
4) Economia Doméstica
5) Hotelaria

3) ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
1) Análise do Currículo
2) Fase 1 - Entrevista de Recrutamento e Seleção (online), Avaliação de Perfil e Prova de Conhecimentos da PURAS e do Mercado de Refeições Coletivas (online)
3) Fase 2 - Provas de Conhecimento Básico: Língua Portuguesa, Informática, Língua Inglesa, Matemática/Raciocínio Lógico, e Conhecimentos Específicos em Nutrição (online)
4) Entrevista individual com gestor (presencial)

4) CONSIDERAÇÕES
a) Todas as Etapas do processo seletivo são eliminatórias.
b) Serão aprovados para a Fase 1 os candidatos que tiverem seus currículos aprovados;
c) Serão aprovados para a Fase 2 os candidatos que obtiverem média ≥ 7,0 na prova de Conhecimentos PURAS e do Mercado de Refeições Coletivas;
d) Serão aprovados para entrevista individual os candidatos que obtiverem a média ≥ 7,0 nas cinco provas de Conhecimentos Básicos;
e) Todos os candidatos aprovados nas Fases 1 e 2 serão cadastrados no Banco de Trainees Pré-Selecionados.
f) Havendo disponibilidade de vagas para o 1º ou 2º Estado de interesse do candidato, o mesmo realizará a Entrevista Presencial.


5) LOCAIS DAS VAGAS
As vagas são para todos os Estados e Cidades onde há Unidades da PURAS.
É importante a disponibilidade para residir em qualquer região.


6) IMPORTANTE
· A Entrevista Individual (presencial) ocorrerá em diversas localidades do Brasil;
· Os deslocamentos para participação na Entrevista Individual (presencial) são de responsabilidade dos candidatos(as).
Clique aqui para fazer o download das “Dúvidas Freqüentes” sobre o Programa Trainee.
Para fazer parte do Programa de Nutricionista PURAS, clique em Inscreva-se.
Inscrições em andamento ATE 06/05/2010
Cadastro de Currículo
Faça já a sua inscrição e venha fazer parte de uma das maiores empresas de Alimentação e Facility Services e entenda o que faz da PURAS uma organização tão diferente de seus concorrentes. Seja o Melhor. Seja PURAS! Bem-estar na sua vida. 1) O Programa é voltado para candidatos com e sem experiência, independente do tempo de formado, pois serão capacitados na Filosofia Empresarial PURAS; 2) Para não haver rejeição da sua inscrição, procure utilizar seu CPF como identificação;

Inscreva-se Mais informações: http://www.puras.com.br/sitepuras/
 
Fonte: SITE DA PURAS

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mini curso de Projeto de Intervenção Social

Local: Sala Multiuso Dra Eleonora Cebotarev


Período: 7/5/2010 a 11/5/2010

Horário: 08:00 h

Público-Alvo: Bolsistas do Programa de Educação tutorial em Economia Doméstica e demais estudantes do referido curso interessados na temática

Coordenador: SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA

Telefone de Contato: 3899 1644

Promoção:
DED-DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA DA UFV
PET-Programa de Educação Tutorial

Economia Doméstica na mídia: Fantástico aborda projeto do curso de Economia Doméstica

No último domingo, o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão exibiu matéria falando sobre a Análise de Manuais de Instruções de Celulares, um projeto do Departamento de Economia Doméstica e do Inmetro.


REPORTAGEM NA INTEGRA:
Inmetro reprova sete manuais das principais marcas de celular

Você sabe o que é utrac? Slot? E interoperabilidade? Quem já leu um manual desses e entendeu as instruções?

Tem gente que só de ouvir o nome “manual de instruções” já sente arrepios. Parece que o Inmetro descobriu por quê. Todo celular vem com manual de instruções. Logo, deveria ser fácil aprender a mexer e usar todos os recursos do aparelho, mas...

“Não dá para entender”, diz um senhor. “Não encontrei essa informação no manual de instrução”, comenta uma mulher. “A maioria deles não ajuda em nada”, diz um senhor. Essas três pessoas foram voluntárias no teste do Inmetro.

Para avaliar a eficácia dos manuais de sete marcas de celulares, primeiro, os técnicos pediram para os voluntários executarem cada função oferecida pelo celular, seguindo apenas as instruções escritas.

Na média, os voluntários não conseguiram colocar em funcionamento mais de metade das funções. Um segundo teste avaliou a compreensão das figuras apresentadas nos manuais. Em 60% dos casos, os voluntários não entenderam os significados das figuras

“São diversas linhas, tem uns números de lado: um, dois, três, quatro etc., mas não esclarece e não ajuda em nada”, aponta um dos voluntários.

O teste de compreensão dos termos técnicos também não teve um bom resultado: em 61% das situações, as pessoas não entenderam o que as palavras queriam dizer. No último teste, o Inmetro usou como referência um guia internacional que estabelece critérios objetivos para avaliar se um manual de instruções é bem feito ou não.

Segundo o guia, um bom manual não pode, por exemplo, ter frases com mais de 16 palavras nem ilustrações sem legenda, termos técnicos sem definição. Também não pode ter erros gramaticais ou ortográficos.

"Tem que ter um manual para explicar o manual”, diz uma mulher.

Resultado: alguns mais, outros menos. Mas nenhum dos manuais analisados atendeu a todos os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo guia internacional.

“Essa norma internacional que nós utilizamos como base para esses ensaios, na verdade, não é obrigatória, mas ficou claro que os aparelhos cujos manuais tiveram maior adequação aos itens, aos requisitos da norma, foram melhor compreendidos pelos usuários”, afirma o engenheiro de análises do Inmetro, Marcos Borges.

O Inmetro considerou que, em todas as avaliações, os índices alcançados foram insuficientes e reprovou todos os manuais. Os fabricantes das marcas LG e Intelbrás disseram que os manuais analisados são de modelos que já não estão mais no mercado. A Motorola e a Alcatel afirmaram que os manuais dos modelos mais novos já adotam várias melhorias sugeridas pelo Inmetro. A Samsung declarou que jamais recebeu reclamações de seus manuais. A Sony-Ericsson e a Nokia discordam da metodologia do teste e não aceitam o resultado.

“A principal providência a ser tomada nesse momento é nós sentarmos com o setor produtivo, ou seja, com esses fabricantes, e delinearmos a elaboração de uma norma brasileira”, afirma o engenheiro de análises do Inmetro, Marcos Borges.

Fonte: UFV

II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da Universidade Federal de Viçosa, em parceria com o Departamento de Economia Rural, Emater e Epamig, estará realizando o “II Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável” com o tema: “Agropecuária, Agroecologia e Cooperativismo”, no período de 23 a 26 de setembro de 2010.



Resumos expandidos enviados com data limite até 01 de agosto de 2010
para simbra.as@gmail.com . Os trabalhos deverão ser submetidos nas seguintes áreas de
conhecimento:

Agricultura familiar: Aspectos sócio-culturais e econômicas na produção; agricultura familiar, organização de agricultores familiares e consumidores; desenvolvimento rural; questões de gênero; ética e valores.

Agroecologia: Agricultura familiar, ecológica e empresarial; sistema agroindustrial

Ciência, tecnologia e inovação: Pesquisa e desenvolvimento da tecnologia nacional; tecnologia agropecuária; mudanças tecnológicas; transferência e adoção de tecnologia; sistemas de informação;biotecnologia.

Cooperativismo e associativismo: Organização social; cooperativismo de crédito, educação cooperativista, formação de consórcios; interdisciplinaridade e desenvolvimento de parcerias.

Economia: Mercados e comercialização; gestão do agronegócio; mecanismos de garantia da qualidade; turismo rural; valoração de bens ambientais.

Políticas públicas: Segurança alimentar e saúde; gestão, conservação de recursos naturais, preservação e qualidade ambiental; Legislação; políticas de crédito e financiamentos na agricultura familiar.

Produção animal: Nutrição; sanidade; bem-estar animal; tratamentos alternativos; manejo da criação e manejo de pastagens.

Produção vegetal: Recursos genéticos; manejo ecológico de pragas; nutrição de plantas; fitossanidade; manejo de culturas e sistemas agrossilvipastoris.



Inscrições:

Preços para estudantes e produtores rurais no Simpósio
Até 15/08/2010 - R$ 60,00.
Para se inscrever no mini-curso é necessário esta inscrito no Simpósio.
Preço do Mini-curso = R$ 25,00. (Vagas limitadas)

Preços para estudante de pós graduação e professores no Simpósio
Até 15/08/2010 - R$ 70,00.
Para se inscrever no mini-curso é necessário esta inscrito no Simpósio.
Preço do Mini-curso = R$ 25,00. (Vagas limitadas)

Funarbe: http://www.funarbe.org.br/

Fonte:  ANA LIDIA COUTINHO GALVAO/ Coordenadora do Curso de Economia Doméstica UFV
               analidia@ufv.br

sábado, 17 de abril de 2010

UFRRJ OFERECE ESPECIALIZAÇÃO

A Pós-Graduação lato sensu - Cursos de Especialização - caracteriza-se pela formação de pessoal em nível de especialização profissional, visando o aprimoramento do conhecimento em áreas específicas.


É um programa de estudo de curta duração (360 horas) e flexibilidade curricular em termos de conteúdo, disciplinas e atividades acadêmicas. Para a conclusão do curso exige-se apresentação de monografia de final de curso.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro oferece:
Pós-Graduação (Lato sensu), em duas modalidades “Administração dos Serviços de Alimentação” e “Gestão em Hotelaria” e Stricto Sensu “Gestão e Estratégia em Negócios” Tecnologia de Alimentos por exemplo, podem dar continuidade em sua formação profissional.

O curso de "Administração dos Serviços de Alimentação" é gratuito e o processo seletivo é feito por meio de análise de currículo.


Maiores informações:
(21) 2682-1201
e-mail: dppg@ufrrj.br visitar

Fonte: http://www.ufrrj.br/portal/modulo/dppg/index.php?view=cursos&curso=3

Professora da UFC é a nova presidente do Consea-CE

A Profª Helena Selma Azevedo, do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará, tomará posse no cargo de Presidente Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-Ceará).


A posse foi em janeiro,  no auditório do Palácio Iracema (Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150), em solenidade presidida pelo Governador Cid Gomes. Ela foi eleita como representante do Fórum Cearense de Segurança Alimentar e Nutricional, do qual a UFC faz parte.

Além de Helena Selma tomarão posse como conselheira e suplente, representando a UFC, as professoras Elza Franco Braga, do Departamento de Ciências Sociais, e Shandra Carmem Sales Aguiar, do Departamento de Economia Doméstica. Helena Selma destacou, como uma das prioridades do novo mandato, a aprovação da Lei Orgânica Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que instituirá o Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, já encaminhada à Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda.



Fonte: lhttp://www.economiadomestica.ufc.br/helenaselma.html

Concurso INCRA

O edital do concurso que irá selecionar 550 novos servidores para o Incra foi publicado nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial da União. São oferecidas 480 vagas de nível superior, com remunerações iniciais entre R$ 3.713,74 e R$ 4.598,80, além de 70 oportunidades de nível médio, cuja remuneração é de R$ 2.254,64. Os valores estarão vigentes a partir de 1º de julho de 2010, em função do reajuste aos servidores do órgão garantido pelas leis 11.090/05 e 10.550/02.


Os graduados poderão concorrer a 250 vagas para o cargo de analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário (Antropologia, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura ou Cartográfica e Engenharia Florestal); 150 para analista administrativo (oportunidades para quem tem qualquer formação, além de Análise de Sistemas e Contabilidade) e 80 vagas para engenheiro agrônomo.

Já as chances de nível médio (cargo de técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário) exigem formações específicas e registro no Conselho Regional da categoria. São elas: Construção Civil, Edificações, Estradas, Estradas e Pontes, Meio Ambiente, Agrimensura, Geodésia e Cartografia, Topografia, Geomensura, Agrícola, Agroindústria, Agricultura, Agropecuária, Cooperativismo, Florestal ou Rural.

De acordo com a Diretoria de Gestão Administrativa do Incra, 70% das vagas são destinadas às superintendências do Instituto localizadas na Amazônia Legal, em função da necessidade de pessoal para dar continuidade às ações desenvolvidas pelo órgão na região. O Incra tem 30 superintendências regionais, além da sede, em Brasília, e 45 unidades avançadas em municípios do interior.

A previsão de reserva de vagas para portadores de deficiência é de 10% do total - acima do previsto em lei, que é de 5% do número de oportunidades oferecidas. O Incra adota essa postura desde o último concurso, realizado no ano de 2005.

A intenção do órgão é homologar o concurso antes das restrições impostas pela legislação eleitoral, a fim de que os candidatos selecionados sejam nomeados e comecem a atuar ainda neste ano.

O quadro funcional do Incra conta atualmente com cerca de 6,2 mil servidores ativos e 3,9 mil aposentados. O Instituto já implantou 8,5 mil projetos de assentamento em todo o País, incorporando mais de 84 milhões de hectares à Reforma Agrária, em benefício de 906,8 mil famílias assentadas.

Inscrições e provas

O concurso será organizado pelo Instituto Nacional de Educação Cetro. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela Internet - no site http://www.institutocetro.org.br/ - e estarão abertas das 9h da próxima sexta-feira (16) até as 23h59 do dia 06 de maio. As taxas de inscrição são de R$ 60 para engenheiros agrônomos, R$ 50 para analistas e R$ 30 para técnicos.


As provas serão realizadas na data provável de 13 de junho, em todas as capitais do País e em Brasília, além das cidades de Santarém e Marabá, no Pará, e Petrolina (PE). Os candidatos poderão optar por vagas em locais diferentes dos que realizarão as provas. A data provável de divulgação do resultado definitivo no endereço eletrônico do Instituto Cetro é 30 de junho.


Fonte: DED/UFV

Oportunidade: Gerente de Restaurante

Seleção para GERENTE DE RESTAURANTE

Horário de Trabalho: A partir das 15h
Salário: R$ 1.500,00
Outras Vantagens: Vale Transporte + Alimentação no local + Cesta Básica +
Participação nos resultados
Contratamos profissional para atuar como Gerente de Restaurante em Fortaleza (Aldeota).

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
- Liderança junto aos profissionais do salão, cozinha, bar e almoxarifado,a fim de motivar e desafiar a equipe para a melhoria constante;
- Abertura e fechamento do restaurante;
- Supervisão da operação da loja a fim de garantir o bom atendimento e excelência nos serviços;
- Alavancar as vendas e desenvolver estratégias de promoções e atração ao cliente;
- Acompanhamento das compras e controle dos custos internos.



É NECESSÁRIO:

- Experiência na área de gestão de restaurantes;
- Ensino Médio Completo;
- Conhecimentos de informática e do Sistema Colibri;
- Liderança;
- Disponibilidade para trabalhar a noite (a partir das 15h).

INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO PARA: planaconfortaleza@gmail.com COM O
TÍTULO DE "GERENTE"

Fonte: Departamento de Economia Doméstica/UFV

Escassez de água é tema da edição 2010 do "Live Earth": corrida pela água

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) apoiará no domingo, 18 de abril, o evento "Live Earth: Corrida pela água". Neste ano, a campanha global quer sensibilizar a opinião pública sobre a escassez de água potável no planeta.


Sob o slogan "Cada passo e cada gota contam para resolver a crise da água", o evento será realizado em 175 cidades de todo o mundo.
Durante o Live Earth, serão disputadas corridas e/ou caminhadas de seis quilômetros ao longo de 24 horas. Em algumas cidades, estão agendados shows com artistas internacionais.
A escolha pelos seis quilômetros é simbólica, já que a distância é percorrida diariamente por mulheres e crianças na busca por água em alguns países em desenvolvimento. Segundo o Pnud, 880 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável.

Brasil

No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades que vão acolher a campanha.
O Pnud também atuou como parceiro do Live Earth: Concertos para um clima em crise", uma série de shows de rock realizados em julho de 2007, que buscava alertar para as mudanças climáticas.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/

terça-feira, 13 de abril de 2010

ECONOMIA DOMÉSTICA NOVO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO: COACHING

O que é Coaching?

Pode-se definir coaching de diversas maneiras. A essência do coaching é: ajudar uma pessoa a mudar da maneira que deseja, e a ir na direção que quer. O coaching apóia a pessoa em todos os níveis, para que se torne quem quer ser e seja o melhor que pode ser. O coaching cria consciência,capacita a escolha e produz mudança. Ele revela o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho. Mais que lhe ensinar, o coaching ajuda-a a aprender.

Tradicionalmente, o coaching tem sido associado ao esporte. Todo atleta de ponta tem
um coach, ou treinador. Nos últimos anos, tornou-se possível aplicar o coaching a qualquer área, nos negócios e em todos os aspectos da vida, assim como no esporte.

Agora, é bastante normal que alguém procure um coach para ajudá-lo a alcançar suas metas, na vida e no trabalho. Coaching é uma parceria entre o coach e o cliente. O coach ajuda o cliente a alcançar seus melhores dotes pessoais e a produzir os resultados que o cliente quer, em sua vida pessoal e profissional. O coaching garante que o cliente pode dar o melhor de si, aprender e desenvolver-se da maneira que deseja.

O coach não necessita ser um especialista na área de trabalho de seu cliente. É proveitoso distinguir o coaching de outras atividades similares.

Mentoring

Mentoring é quando um colega sênior, considerado mais entendido e possuidor de mais sagacidade e conhecimento de mundo, dá conselhos e atua como modelo. O mentoring envolve discussões amplas, que podem não se limitar apenas ao contexto de trabalho. O mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente. Tanto o mentoring quanto o coaching relacionam-se principalmente com a realizações no presente e no futuro.

Counseling (aconselhamento)

No Counseling, trabalha-se com clientes que se sentem constrangidos ou insatisfeitos com sua vida. Eles buscam orientação e conselhos. O counselor (conselheiro) trabalha para sanar o problema de um cliente.

Terapia

A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente quer uma cura emocional e o alívio do sofrimento mental. A terapia lida com a saúde mental do cliente.
O coaching lida com o crescimento mental do cliente. A razão para o cliente buscar terapia ou aconselhamento (counseling) normalmente é livrar-se de algum sofrimento ou desconforto, mais que avançar rumo a metas desejadas.

O coaching não é corretivo, mas gerativo. Tanto a terapia quanto o aconselhamento (counseling) têm mais possibilidades de envolver o discernimento e trabalhar com as experiências passadas do que o coaching.

Treinamento

O treinamento é o processo de adquirir habilidades ou conhecimentos por meio de estudo, experiência ou ensino. O treinador, por definição, é o especialista e o treinamento provavelmente se enfocará em habilidades específicas para resultados imediatos. Além disso, o treinamento possivelmente funciona na base de “um para muitos”, mais que “um para um”.

Consultoria

O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas do negócio, ou desenvolve um negócio de maneira global. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela, e não com indivíduos dentro dela. Os consultores só afetam os indivíduos de maneira indireta.

Ensino

O ensino transmite conhecimento do professor ao aluno. O professor sabe algo que o aluno não sabe. O coaching é exatamente o contrário. O cliente é o especialista e é o cliente quem tem as respostas, e não o coach.


Fonte: http://www.lambent.com/PDF/BR_What%20is%20coaching.pdf

Economia Doméstica na mídia: Telhado inteligente economiza energia em todas as estações

Cubra a sua casa com um telhado claro, capaz de refletir a luz solar, e você terá efeitos opostos conforme a estação. A casa ficará fria no verão, diminuindo a necessidade do ar condicionado, mas ficará gelada no inverno, aumentando o uso do aquecedor.

Escolha telhas pretas e o resultado será inverso, com uma casa quentinha no inverno mas tórrida no verão.
Ou seja, mesmo querendo aderir a uma construção mais ambientalmente correta, será difícil escapar do consumo de energia numa ou noutra estação. Não dá para ter as duas coisas ao mesmo tempo.

“Telhado inteligente” – Mas essa situação se refere apenas aos telhados “burros” atuais, cuja única propriedade variável é a capacidade de absorção ou reflexão da luz solar dadas pela sua cor.

Um grupo de engenheiros dos Estados Unidos lançou agora o conceito de “telhado inteligente”, capaz de “ler” um termômetro e ajustar suas propriedades de acordo com a temperatura.

Fabricado com um material derivado do óleo de cozinha usado, o revestimento muda automaticamente de característica, passando para a reflexão ou para a absorção do calor solar quando a temperatura exterior atinge um valor específico predeterminado, que pode ser ajustado às condições climáticas locais.

Telhados revestidos com o novo material serão capazes de refletir a abrasadora luz do Sol do verão, diminuindo os gastos com ar condicionado. Durante o inverno, o material passa a absorver o calor, ajudando a aquecer o interior da residência e diminuindo os gastos com aquecimento.

Biorrevestimento – “Este é um dos materiais de revestimento de coberturas mais inovadores e práticos desenvolvidos até hoje,” afirma o Dr. Ben Wen, líder do projeto de pesquisa.“Este biorrevestimento de telhado inteligente, em comparação com um telhado tradicional, é capaz de reduzir os custos de aquecimento e de refrigeração ao mesmo tempo, uma vez que ele responde ao ambiente externo. Além disso, proporcionará um novo uso para milhões de litros de óleo usado,” diz ele.

Os testes mostraram que revestir um telhado com a cobertura à base de óleo reciclado pode reduzir a temperatura das telhas de 50 a 80% nos meses mais quentes do ano.
Durante o inverno, o revestimento pode aumentar a temperatura do telhado em até 80 por cento em comparação com os telhados tradicionais.“Mesmo que a temperatura do teto seja reduzida ou aumentada em uns poucos graus, dependendo da temperatura exterior, essa mudança pode fazer uma grande diferença na conta de energia”, argumenta Wen.

Processamento do óleo de cozinha – Para fabricar o revestimento, o óleo de cozinha usado é transformado em um polímero líquido que endurece após a aplicação. Ao contrário do óleo descartado, que pode trazer consigo o cheiro das frituras, o polímero resultante é praticamente inodoro.

Os fabricantes poderão produzi-lo em qualquer tonalidade, variando do claro ao preto, dependendo dos aditivos usados. Segundo Wen, mesmo sendo um plástico, o material é não-inflamável e atóxico.
Wen adverte contra tentativas de jogar óleo de cozinha usado sobre o telhado na tentativa de conseguir um efeito similar. Isso porque o óleo de cozinha comum não irá se transformar em um polímero e não irá endurecer, além de não conter o ingrediente para controlar os níveis de luz infravermelha e ainda representar um risco de incêndio para a casa.

O próximo passo da pesquisa é monitorar a durabilidade do material. Embora falem em “vários anos”, os pesquisadores afirmam que a cobertura poderá ser reaplicada se deteriorar.Eles esperam ter o produto pronto para comercialização dentro de três anos.

Fonte: Site Inovação Tecnológica

O que é EcoDesenvolvimento?

O conceito ecodesenvolvimento nasceu durante os anos 70, por conta da polêmica gerada na primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, entre aqueles que defendiam o desenvolvimento a qualquer preço, mesmo pondo em risco a própria natureza, e os partidários das questões ambientais. O termo foi proposto por Maurice Strong e, em seguida, ampliado por Ignacy Sachs, que, além da preocupação com o meio ambiente, incorporou as devidas atenções às questões sociais, econômicas, culturais, de gestão participativa e ética.
Como uma derivação do conceito do Ecodesenvolvimento, surgiu a idéia de desenvolvimento sustentável. Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), presidida pela a então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, adotou o conceito de Desenvolvimento Sustentável em seu relatório Our Common Future (Nosso futuro comum), também conhecido como Relatório Brundtland. O conceito foi definitivamente incorporado como um princípio durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Cúpula da Terra de 1992 (Eco-92), no Rio de Janeiro.

Em sua essência, o Desenvolvimento Sustentável também busca o equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico e serviu como base para a formulação da Agenda 21, com a qual mais de 170 países se comprometeram. A premissa básica do Relatório Brundtlan é: independente da existência de atores sociais implicados na responsabilidade da degradação ambiental, a busca de soluções seria uma tarefa comum a toda humanidade.

Existem diversas semelhanças entre os conceitos de ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável, o que permite a interpretação de que ambos são sinônimos, como considera o próprio Sachs. Os dois tratam de ser abrangentes conjuntos de metas para a criação de um mundo, enfim, equilibrado e com uma sociedade sustentável.


CONCURSO PARA PROFESSORES DE ECONOMIA DOMÉSTICA

ESTÃO ABERTAS VAGAS PARA PROFESSORES DE ECONOMIA DOMÉSTICA EM DUAS ISNTITUIÇÕES FEDERAIS.

NA UFRPE VAGA PARA PROFESSOR DE ECONOMIA DOMÉSTICA NA ÁREA DE INTRODUÇÃO A ECONOMIA DOMÉSTICA DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, EXIGÊNCIA MESTRADO.

NO IFCE VAGA PARA PROFESSOR DE ECONOMIA DOMÉSTICA E AFINS NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO, EXIGÊNCIA GRADUAÇÃO.

LINKS:
http://www.ufrpe.br/ > editais e concursos nº 1310
http://www.ifce.edu.br./

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Twiiter

http://twitter.com/Guelmerjrf
Mais um canal de seguidores e trocas de saberes e experiencias. Conto com vcs.
Guélmer Faria

III JORNADA INTERDISCIPLINAR DE NUTRIÇÃO

TEMA: Nutrição: Ciência e Prática na Promoção da Saúde
APRESENTAÇÃO:
A Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria - Serviço de Nutrição/Grupo de Apoio Nutricional e Pesquisa (GANP), realizará, nos dias 14 e 15 de maio de 2010, a III Jornada Interdisciplinar de Nutrição, objetivando discutir o enorme desenvolvimento da Ciência da Nutrição como ferramenta útil para a manutenção da saúde, controle e prevenção de doenças, interfaceando as relações terapêuticas interdisciplinares com a prática clínica. Uma dedicada equipe, formada por profissionais do Estado de Minas Gerais e de São Paulo, foi convidada para compor o evento, que contará com palestras, trabalhos científicos e debates interativos.

PUBLICO ALVO:
Docentes, discentes e profissionais da área da saúde ligados à Ciência da Nutrição. (Nutricionistas, Médicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Fonoaudiólogos,Psicólogos e afins.

INFORMAÇÕES:
Investimento
Acadêmico: R$ 40,00
Profissional: R$ 80,00
Orientações gerais para inscrições de trabalhos científicos
http://www.unimontes.br/jornadanutricao/orientacoes_inscricoes_trabalhos_cientificos.pdf
TEL: (38) 3224-8368
DATA: 14 E 15 DE MAIO DE 2010

Oportunidade na área de Extensão Rural - Economista Doméstico

Edital FAPEAL/SEAGRI n.º 01/2010 - Apoio Técnico (Concessão de Bolsas)
Seleção pública para concessão de bolsas de Apoio Técnico em Extensão Rural.

A Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas/FAPEAL e a Secretaria de Estado de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário deAlagoas/SEAGRI, cumprindo o estabelecido no Convênio MDA n.º701166/2008 e no Termo de Cooperação Técnico-Financeira SEAGRI/FAPEALn.º 001/2010, tornam público o lançamento do presente Edital para concessão e bolsas de Apoio Técnico em Extensão Rural, nos termos aqui estabelecidos:

1 - INFORMAÇÕES GERAIS:

1.1 - Objetivo:

Disponibilizar bolsas de Apoio Técnico em Extensão Rural para profissionais

recém-graduados no intuito de preparar-lhes para futuro ingresso no mercado

de trabalho, atuando no projeto "Assistência Técnica e Extensão Rural -

PRONATER", que tem por finalidade promover a transferência de

conhecimentos tecnológicos dentro do especificado no projeto.

1.2 - Das Inscrições:

1.2.1 Local das Inscrições: Secretaria de Estado da Agricultura e do

Desenvolvimento, na Rua Cincinato Pinto nº 348, Centro - Maceió/AL

CEP 57.020-050

1.2.2 Horário: das 08h00min às 14h00min h., de segunda à sexta-feira;

1.3 - Cronograma:

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Data/Período

1- Inscrições 31/03 a

19/04/2010

2 - Etapas do Processo seletivo para bolsistas:

1ª Etapa: seleção dos currículos (eliminatória) 20 a 27/04/2010

(Divulgação dos candidatos aprovados na 1º etapa)

site: www.fapeal.br 28/04/2010

2ª Etapa: Entrevista de seleção (eliminatória) 03/05/10 a

07/05/2010

(Divulgação dos candidatos aprovas na 2ª etapa)

site: www.fapeal.br 10/05/2010

3ª Etapa: Formação Inicial e Avaliação Presencial

(eliminatória)

17/05 a 02/06/2010

2 - DESCRIÇÃO:

Os candidatos serão admitidos na modalidade de bolsistas, com dedicação

integral ao projeto pelo período de doze meses, podendo ser prorrogado.

São disponibilizadas 150(cento e cinqüenta) bolsas, sendo 79 (setenta e nove)

para Técnicos de Nível Superior das Formações especificadas no item 2.1 e 71

(setenta e uma) de Ensino Médio, na área Agropecuária.

2.1- Profissionais de Nível Superior

Engenheiros Agrônomos, Engenheiros de Pesca, Médicos Veterinários,

Zootecnistas, Nutricionistas, Assistentes Sociais e ou Economistas Domésticas

e Administradores de Empresas.

2.2 - Profissionais de Nível Médio

Técnicos em Agropecuária.

2.3 - Requisitos Exigidos para a Seleção

· Comprovar formação em uma das categorias profissionais citadas no

item 2.1.

· Ter concluído curso superior respectivo ou Técnico em Agropecuária.

Têm prioridade os candidatos que concluíram a formação profissional a

partir de janeiro de 2005.

· Não possuir nenhuma espécie de vínculo empregatício público ou

privado;

· Não ser beneficiário de nenhum auxílio financeiro (bolsa ou instrumento

análogo) de qualquer organização pública ou privada, de âmbito

nacional ou internacional;

· Apresentar Registro de Órgão de Classe de Competência;

· Conseguir aprovação na 3ª Etapa de seleção (Formação Inicial e

Avaliação Presencial);

· O candidato não poderá concorrer a mais de uma vaga, sendo aceita

apenas uma inscrição;

3 - ETAPAS PARA SELEÇÃO DOS BOLSISTAS:

· Seleção dos Currículos (Eliminatória)

· Entrevista de Seleção (Eliminatória)

· Avaliação Presencial e Formação Inicial (Eliminatória).

4 - EIXOS TEMÁTICOS PARA ENTREVISTA DE TODOS OS BOLSISTAS

· Noções básicas em Desenvolvimento Sustentável e Organizações

Associativas;

· Facilidade para trabalhar com Metodologias Participativas;

· Capacidade para trabalhar em equipe e ações comunitárias;

· Capacidade de Organização, iniciativa e tomada de Decisão;

· Aspectos tecnológicos da respectiva Formação Profissionais;

5 - DISTRIBUIÇÕES DAS VAGAS POR ÁREA E HABILIDADES

A quantidade de vagas para os bolsistas a serem selecionados, com respectiva

distribuição por área no Estado de Alagoas, está previsto no Anexo I deste

edital.

6 - TIPO E VALOR DAS BOLSAS

· Bolsa Tipo I - para Técnico de Nível Superior (profissional com

bacharelado completo) nos respectivos cursos mencionados no item 2;

valor de R$ 1.500,00 ( Hum mil e quinhentos reais)/ mês;

· Bolsa Tipo II - para Técnicos de Nível Médio (profissional com ensino

médio completo - Técnico em Agropecuária) mencionados no item 2; R$

800,00 ( oitocentos reais )/mês;

7 - DAS INSCRIÇÕES

O candidato no ato da inscrição deverá entregar o currículo com cópias dos

documentos comprobatórios de todas as informações nele contidas, foto 3x4

para ficha e controle da seleção, em envelope lacrado e ficha de inscrição

devidamente preenchida (vide site www.fapeal.br).

7.1 - No currículo deve constar:

· Dados pessoais e profissionais;

· Formação acadêmica / titulação;

· Experiência profissional;

· Comprovação de produção técnica / científica nas habilidades exigidas.

8 - DISPOSIÇÕES GERAIS

Os candidatos selecionados deverão, obrigatoriamente, participar do curso de

nivelamento de conhecimentos, por um período de 30 dias, em tempo integral,

dentro ou fora do Estado de Alagoas;

· As inscrições deverão ser feitas por área na qual o bolsista deverá

desenvolver suas atividades;

· Para a efetiva inscrição o candidato deverá imprimir e preencher a ficha

de inscrição, anexo III deste edital, o qual estará disponível no site da

FAPEAL.

· A classificação final desta seleção se dará em ordem decrescente de

nota, na respectiva área;

· A distribuição dos candidatos aprovados, na área, será realizada por

município respeitando a ordem de classificação;

· No ato da assinatura do termo de outorga, o candidato selecionado

deverá:

· Apresentar o comprovante de um seguro contra acidentes pessoais,

pelo período de vigência da bolsa;

· Apresentar registro do conselho de classe, respectivo.



Edital na íntegra, acessar: www.fapeal.br

Fone (82) 3315-2200, e-mail atendimento@fapeal.br

terça-feira, 6 de abril de 2010

I Colóquio Cidade e Região: Dinâmica dos Espaços Urbanos e Rurais

DE 26 A 28 DE MAIO DE 2010


APRESENTAÇÃO

A proposta de realização desse evento surgiu a partir dos projetos de

pesquisa desenvolvidos no Laboratório de Estudos Urbanos e Rurais, do

Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros.

Trata-se de um evento novo na instituição, que objetiva criar um espaço

de diálogo entre pesquisadores e acadêmicos que estudam a região Norte de

Minas, notadamente os espaços urbanos e rurais em suas diversas

abordagens.

EIXOS TEMÁTICOS:

· Cidades médias e pequenas.

· Espaço intra-urbano.

· Região e regionalismo.

· Relação rural/urbano.

· Planejamento urbano.

· Meio Ambiente

· Agricultura Familiar

· Questão agrária regional

· Uso da água na agricultura

PRAZO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS E RESUMOS

EXPANDIDOS: 01/04/2010 a 30/04/2010

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Departamento de Geociências

TAXA DE INSCRIÇÃO: Até o dia 26/05/10: 15,00

No local: 20,00

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

1. Os trabalhos científicos, técnicos ou culturais poderão ser inscritos em

duas modalidades: Espaços de Diálogos e Práticas (EDP’s) e

Comunicação Coordenadas (CC’s).

2. Para cada inscrição serão aceitos até dois trabalhos por pessoas na

modalidade EDP’s, sendo um autor e o outro co-autor; e apenas um

trabalho na modalidade CC’s.

3. Será permitida a inscrição de trabalhos assinados por um autor e até

três co-autores;

4. Os trabalhos inscritos deverão apresentar resultados de pesquisas

concluídas ou em andamentos. Não serão aceitos projetos de

pesquisa.

5. Os trabalhos aprovados só poderão ser apresentados pelos seus

respectivos autores e/ou co-autores.

6. Os trabalhos completos deverão ser enviados para o e-mail

laeur.unimontes@gmail.com ou em CD-ROM, juntamente com os

comprovantes de inscrição e de pagamento da devida taxa.

7. Será disponibilizado um retroprojetor e data-show para as

apresentações dos trabalhos.

8. Nos EDP’s o(s) autor(es), o(s) monitor(es) e o(s) coordenador(es)

receberá(ão) certificado(s).

CONFIGURAÇÃO DO ARTIGO COMPLETO

Deverá ser elaborado em Word, tamanho A4, fonte Times New Roman 12,

corpo de texto justificado, espaço 1,5, com 3,0 cm de margens esquerda e

direita e 2,5 cm de margens superior e inferior. Título em maiúsculo, negrito e

centralizado; a dois espaços do título, colocar nome completo do(s) autor(es),

nome e sigla da instituição e endereço eletrônico do(s) autor(es), deverá estar

em maiúsculo, espaço simples e alinhado a direita; texto iniciado a dois

espaços do(s) autor(es), justificado e sem recuo para parágrafos; contento

resumo e citação de três a cinco palavras chave. O texto deve ter de 08 a 15

paginas, incluindo ilustrações. A estrutura do texto deve ser dividida em partes

não numeradas e com subtítulos. É essencial conter introdução,

desenvolvimento, conclusão ou considerações finais e referências

bibliográficas. Na primeira página, em nota de rodapé, deve constar o tipo de

trabalho: relatório de pesquisa, iniciação cientifica, monografia ou trabalho de

conclusão de curso, dissertação ou tese.

Resumo expandido: Deverá seguir as mesmas especificações da

configuração do artigo, exceto que poderá ter até três laudas.

A Comissão Organizadora informará o aceite dos trabalhos por e-mail ou no

Departamento de Geociências ou pelo telefone: (38) 3229 8238, até o dia

10 de maio de 2010.

VAGA PARA ECONOMSITA DOMÉSTICO

Encontra-se aberto o edital para concurso de docentes no IFES do Espírito


Santo. Tem muitas vagas que exigem apenas graduação, em diversas áreas de

conhecimento.

Editais em http://www.ifes. edu.br



Abracos a tod@s,



Ana Lidia C. Galvão

Coordenadora do curso de Economia Doméstica-UFV

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Colóquio Internacional Recursos na luta contra a pobreza: entre controle societal e reconhecimento social

A proposta de um Colóquio Internacional Recursos na luta contra a pobreza: entre controle societal e reconhecimento social insere-se, naturalmente, na tradição de pesquisa dos Organizadores e dos dispositivos científicos que eles animam em torno dos obstáculos que se opõem ao desenvolvimento social, das situações de pobreza e da exclusão social que daí resultam e das políticas e forças sociais orientadas para combatê-las. Sensíveis a todas as oportunidades de balanço e mobilização de meios susceptíveis para promoção de justiça social e dignidade dos indivíduos e comunidades nas quais se inserem, associamo-nos de bom grado ao Ano Europeu da Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, que decorre durante este 2010 e, para além do horizonte europeu e conscientes dos efeitos solidários e do interesse comparativo das políticas no plano global, gostaríamos de participar no esforço de reflexão sobre as novas orientações das políticas sociais no Brasil e na América Latina.

Num primeiro plano, procuramos reunir informação e construir conhecimento sobre as orientações e medidas de luta contra a pobreza, sobre os seus sentidos e metodologias de aplicação investidas pelos diferentes setores, níveis territoriais e atores profissionais que nelas se investem e sobre os modos através dos quais as populações alvo das medidas delas se as apropriam e que efeitos sociais elas produzem.

Parece-nos, num segundo plano, que os objetivos e sentidos das medidas e dos instrumentos de intervenção não se mantém de forma linear através dos diferentes níveis de ação ou através dos diferentes atores e interesses que elas mobilizam. As tensões que se manifestam ao longo da aplicação de uma medida de intervenção podem ser percebidas considerando, por exemplo, os níveis e estatutos dos profissionais que as aplicam – desde a sua concepção até a própria produção da relação de serviço; os diferentes níveis de territorialidade mobilizados; as diferenças que podem existir entre as lógicas da oferta e as lógicas da apropriação.

No que respeita, particularmente, a diferença entre a lógica da oferta e a lógica da apropriação das medidas, propomos valorizar a tensão susceptível de se produzir entre duas forças. Por um lado, a preocupação e a necessidade que as instâncias de intervenção têm de formatar os comportamentos e as expectativas dos pobres (para os levar a construir modos de vida ou atitudes alternativas) ou, no mínimo, para lhes permitir utilizar os recursos propostos de acordo com os modos de apropriação mais valorizados socialmente. Por outro lado, a possibilidade e a necessidade que os pobres têm de, aderindo aos modelos propostos, receberem o reconhecimento social (a diferentes níveis) que transforma o seu estatuto na sociedade. Diferentes desfechos da ação podem constituir-se entre estas duas forças, se considerarmos a possibilidade de, por um lado, a adesão das populações alvo ao controle normativo inerente às medidas poder ser ou não eletivo e de, por outro lado, o reconhecimento social das mudanças dos comportamentos ou das expectativas dos pobres poder ou não ocorrer.
Mais do que constituírem desfechos abruptos, as orientações que resultam do cruzamento destas possibilidades sugerem dinâmicas da luta contra as situações de pobreza que se podem associar, ao nível de conjunturas de situações e de medidas de intervenção precisas, de acordo com geometrias variáveis.

A problemática do Colóquio assenta, assim, na convicção de que as intervenções que visam à luta contra a pobreza produzem sempre uma tensão entre forças de controle social, que tendem a formatar os comportamentos e as expectativas das populações alvo de acordo com os padrões normativos socialmente valorizados e forças de diferenciação que tendem a discriminar as posições, sancionando-as com estatutos sociais, recursos e modos de acesso aos recursos diferentes.

Quanto ao título do Colóquio “Recursos na luta contra a pobreza: entre controle societal e reconhecimento social”, é pertinente argumentar que, sociologicamente, podemos assimilar o conceito “recursos” em duas dimensões: no nível individual, onde os próprios sujeitos desenvolvem interativamente, no cotidiano, suas estratégias de sobrevivência e apropriação. E, na dimensão coletiva, onde os sujeitos se apropriam em socialização dos espaços funcionais e dispositivos públicos. O pressuposto é que as pessoas vivem diferentes dimensões da pobreza e também têm modelos de vitalidade diferentes para enfrentar as situações de precariedade.

Já o adjetivo “societal” não é considerado pelos dicionários de português, embora seja utilizado. Trata-se, provavelmente, de uma forma importada. Em inglês significa: Of or relating to the structure, organization, or functioning of society. Em francês: Qui se rapporte aux divers aspects de la vie sociale des individus. Estas acepções estão de acordo com o que se pretende significar em português: o controle, mais do que ser social, é um controle da sociedade.

No caso das medidas de intervenção contra a pobreza, que são visadas, poderia dizer-se que o controle é exercido propriamente pelo Estado e que, portanto, no título, o “Estado” poderia substituir-se a “sociedade” de modo a considerar também o papel das organizações da sociedade civil.

Temas para Apresentação de comunicações:

1. Políticas de desenvolvimento e orientações da luta contra a pobreza
2. Efeitos locais da aplicação de medidas globalizadas de luta contra a pobreza
3. Da concepção à aplicação: os desafios da dimensão territorial na definição das medidas de luta contra a pobreza
4. Controle por meio das medidas e estruturação dos modos de vida dos pobres.
5. A construção institucional das populações pobres e das populações beneficiárias das medidas
6. Níveis de reconhecimento (familiar, social, jurídico…) dos recursos de luta contra a pobreza
7. A reconstrução das identidades dos indivíduos e das comunidades pobres nos processos de intervenção
8. Modos de articulação entre os recursos normativos dos dispositivos de intervenção e os recursos alternativos das comunidades
9. Definição dos objetivos e dos instrumentos de intervenção e a sua reinterpretação pelas populações alvo
10. Modos de apropriação pelas populações alvo dos recursos institucionais
11. Temas emergentes nas discussões sobre pobreza e desenvolvimento social
12. Modelos de mensuração da pobreza multidimensional, indicadores e índices de pobreza e vulnerabilidade social
13. Desemprego e precarização do trabalho: novas e velhas configurações.

Pomoção:Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Pós-Graduação em Desenvolvimento Social




Universidade Nova de Lisboa, CesNova, GT - Políticas Públicas e Responsabilidade Social



Université de Fribourg, Domaine Sociologie, Politiques Sociales et Travail Social









Secretariado do Colóquio



Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social -PPGDS

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Predio 3 - UNIMONTES

CEP: 39401-189 - Montes Claros-MG

(0055) 38 3229-8149

Fax: (0055) 38 3229-8149

www.unimontes.br/coloquiointernacional

e-mail: coloquiomclaros2010@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

"JUNK FOOD" PODE VICIAR TANTO QUANTO COCAÍNA

Pesquisadores descobriram que esse tipo de comida, cheia de
calorias, tem muito mais poder do que se imaginava. O açúcar e a
gordura despertam no cérebro uma espécie de satisfação imediata.


Cientistas americanos chegaram a uma conclusão que serve de alerta
para quem abusa das comidas gordurosas e altamente calóricas,
conhecidas como junk food.


Estudos com ratos mostraram que esse tipo de alimentação em excesso
pode viciar tanto quanto a cocaína. É o que mostra a reportagem do
correspondente Flávio Fachel.


Não há chuva que diminua a fila nas carrocinhas de comida que se
multiplicam por Nova York. O cheiro da fumacinha da chapa se espalha
pelo quarteirão e atrai a multidão.


“Não dá para resistir, o cheiro é bom”, diz um homem.


Algum ingrediente exclusivo? O dono da barraca diz: “É o nosso
segredo, meu amigo. Não vamos contar”.


Pode até ser. Mas a Ciência acha que está perto de desvendar esse
mistério. O açúcar e a gordura despertam no cérebro uma espécie de
satisfação imediata. Prazer mesmo.


Isso, a ciência já sabia. O que os pesquisadores descobriram agora é
que esse tipo de comida, cheia de calorias tem muito mais poder do
que se imaginava.


Cientistas da Flórida deram a cobaias a dieta típica de lanchonetes
americanas: bacon, salsicha, torta, cobertura de bolo e chocolate.


Quando os ratos comiam esses alimentos, o cérebro era inundado por
dopamina, um neurotransmissor que ativa entre outras áreas aquela
que é responsável pelo prazer.


No experimento, os cientistas descobriram que, com o tempo, essas
áreas se deterioravam e os ratos procuravam mais comida calórica
para recuperar a sensação de prazer perdida.


Em outras palavras, ficaram viciados. Segundo os pesquisadores,
ainda não dá para dizer que o mesmo pode acontecer com humanos.


Mas o resultado do experimento pode ajudar na produção de remédios
contra a obesidade. O que os cientistas descobriram em ratos, uma
mãe já suspeitava. É difícil convencer o menino a comer outra coisa.
Ela diz: “Cachorro quente tem poder, sim”.


Reportagem completa no Site:
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1550023-10406,00-JUNK+FOOD+PODE+VICIAR+TANTO+QUANTO+COCAINA.html






Fonte: Walter Batista Junior
Eng. Agrônomo MSc Fitotecnica
Doutorando UFV/DEA - Mudanças Climáticas