quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"Economia Doméstica nas Escolas"

As sessões da Câmara de Vereadores de Volta Redonda recomeçam na próxima terça-feira e é em uma destas sessões que a vereadora Neuza Jordão (PV) espera que entre em pauta o projeto de lei 081/10. Arquivado desde outubro, quando começaram as votações de Orçamento e o surgiu uma comissão para investigar o então presidente da Casa, o projeto prevê a implantação de Economia Doméstica na rede municipal de ensino. A esperança da vereadora é que a lei esteja vigente já no segundo semestre.

De acordo com a lei, o Programa de Gestão Financeira Familiar seria voltado para crianças da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. Ele é baseado em palestras e exercícios, que serão apresentados em sete módulos: Família e Qualidade de Vida; Importância e Conceito de Diagnóstico Financeiro Familiar; Formas de Identificar Problemas Orçamentários e Financeiros e Suas Causas; Diagnóstico Financeiro, Conceito de Receita Bruta, Receita Líquida, Custo e Despesa; Planejamento e Orçamento; Controles Econômicos e Financeiros Aplicáveis na Administração Familiar; e Resultados para Geração de Renda Familiar.

Além de vereadora, Neuza é médica pediatra e hebiatra (especialista em adolescentes) e percebeu em seu trabalho que muitas famílias têm problemas de relacionamento devido a problemas financeiros. Desta experiência teria partido a ideia do projeto de lei.
- É mais comum do que se imagina. Os filhos pedem as coisas e ficam chateados, e em alguns casos revoltados com os pais, quando não ganham o que desejam - justificou.

Ela espera que, como está em tramitação desde o ano passado, o projeto seja um dos primeiros a entrar na pauta de votações deste ano. Enquanto isso não acontece, ela afirma que articula com o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) a viabilidade de inserir o projeto na Educação de Volta Redonda. O objetivo de Neuza é que até o segundo semestre o projeto faça parte da grade de ensino municipal.
- Entendo que quanto antes nossas crianças debaterem sobre preço, salário e até mesmo inflação, mesmo que de forma simplificada, haverá significativos avanços no dia a dia das famílias - argumentou, acrescentando que o aprendizado iniciado em sala será benéfico para a vida toda.


Fonte: UOL Notícias

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Plano de Trabalho para o Economista Doméstico em Unidades de Alimentação e Nutrição

1) Checar o cardápio do dia;


2) Supervisionar pré-preparo de frutas, verduras e legumes para detectar prováveis desperdícios tanto na seleção quanto na etapa de descasque e fracionamento.

3) Verificar porcionamento;

4) Monitorar o processo de produção;

5) Verificar o cumprimento dos POP’s e APPCC’s;

6) Fazer contagens de estoque;

7) Acompanhar a organização do estoque;

8) Acompanhar e verificar o recebimento de mercadorias;

9) Monitorar as retiradas das amostras e controle de tempos e temperaturas das preparações;

10) Treinamentos com os colaboradores com base no Manual de Boas práticas e normas das ANVISA;

11) Acompanhamento do processo de produção dos alimentos desde o pré-preparo até a distribuição, e auxiliar em prováveis imprevistos que possam ocorrer;

12) Verificar o processo de controle de qualidade;

13) Supervisionar a higiene do local e pessoal dos funcionários;

14) Coordenar o processo de produção do jantar, com vistas a garantir melhor apresentação das preparações na distribuição; acompanhar troca de cubas, higiene do refeitório, retiradas das amostras e acompanhar o controle dos tempos e temperaturas;

15) Supervisionar a padronização das preparações para que não haja desperdícios como, sucos muito ou pouco concentrados;

16) Supervisionar o recebimento dos tickets para que não ocorram problemas na planilha de contagem dos mesmos;

17) Ministrar cursos sobre melhor apresentação das preparações (gastronômicos);

18) Analisar e monitorar métodos de esterilização e desinfecção de utensílios, de ambientes e de equipamentos;

19) Identificar necessidades de treinamento e/ou atualização do pessoal operacional da UAN, propondo medidas de capacitação de recursos humanos;

20) Supervisionar todo o processo operacional da unidade, com vistas a garantir melhor qualidade, satisfação e boa apresentação das preparações.



Elaborado por: Guélmer Júnior Almeida de Faria
                           Economista Doméstico