terça-feira, 20 de março de 2012

I Fórum Municipal sobre “Controle Populacional de Cães e Gatos”

Milhares de cães e gatos vivem em condições precárias em todo o mundo. Na maioria dos casos, os bichos são abandonados pelos próprios donos e vagam pelas ruas livremente colocando em risco a integridade física da população.

 Em Montes Claros a situação é semelhante a dos grandes centros. Mas uma medida que será apresentada por um especialista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no I Fórum Municipal sobre Controle Populacional de Cães e Gatos, no dia 30/03, a partir das 8h, no Auditório do Bloco C do ICA/UFMG, pretende ampliar o debate sobre a necessidade de implantação de um Centro de Triagem na cidade.

O estudo foi apresentado anteriormente pelo professor Délcio César Cordeiro Rocha numa das reuniões do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Norte de Minas (NIEA-NM). Na ocasião, o professor mostrou detalhes do projeto e sua viabilidade de implementação na cidade. Há previsão que outras cidades da região também sejam assistidas pela proposta.

Em tese, tal centro vai elaborar uma gestão específica para controlar a população de cães e gatos na cidade, que cresce de maneira assombrosa e desordenada a cada ano. O autor da proposta fez um levantamento minucioso em vários bairros da cidade. O resultado dessa pesquisa será apresentado no dia 30/3. Segundo ele, a iniciativa pretende não só inibir a insensibilidade dos donos, mas criar um Conselho Gestor Municipal de bem-estar animal.

"A partir desse primeiro encontro, pretendemos elaborar um documento com reivindicações e sugestões que serão encaminhadas, prioritariamente, à Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. Convidamos todos para participarem desse debate, como representantes de universidades e faculdades, zootecnistas, veterinários, criadores, donos de animais e ONGs", destaca o professor.

SERVIÇO

Data: Sexta-feira 30/03/12  8h as 12h30

Local: Auditório do Bloco C do ICA/UFMGValor da inscrição: R$ 10,00

Contato para entrevista Professor Délcio César Cordeiro Rocha
(38) 8814-5516 | (38) 9112 -9211

                

sexta-feira, 2 de março de 2012

II Seminário caminhos e olhares da agroecologia nos sertões de Pernambuco

Acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de abril, organizado pelo o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido na Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (NEPPAS/UAST/UFRPE), o II Seminário caminhos e olhares da agroecologia nos sertões de Pernambuco.
O prazo para envio de trabalho e inscrição é até dia 15 de abril. Os interessados poderão procurar a UAST na Fazenda Saco (Serra Talhada, PE S/N - Caixa Postal 063, CEP 56900-000.
O seminário propõe aprofundar e dar continuidade às discussões em torno das temáticas da agricultura familiar e camponesa da região, conhecer as especificidades e transformações do sertão do Pajeú com o objetivo de aprofundar o debate acerca dos desafios e potencialidades da produção agroecológica, avaliar as políticas públicas para a agricultura familiar, bem como, discutir as formas de resistência e convívio com o bioma da caatinga no semiárido e as alternativas para a construção da autonomia camponesa.
Outras informações (87) 3831.1927 ou e-mail neppasuast@gmail.com

Fonte: UFRPE

Revista OIKOS agora é on line

A Revista Brasileira de Economia Doméstica: Oikos entra em nova fase, buscando dar maior visibilidade ao seu conteúdo.
Nesta nova etapa, que teve início em junho de 2011, está sendo adotado o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER, distribuído pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.

Além de possibilitar maior agilidade aos processos de submissão e publicação dos artigos, esta medida visa facilitar a inclusão da Revista nas bases internacionais de indexação de periódicos.

O endereço para acesso livre é: http://www.seer.ufv.br/seer/oikos/.
A implantação do sistema eletrônico é recente e, portanto, estamos em fase de ajustes e melhorias. Caso identifiquem alguma falha, por favor, nos avisem pelo e-mail: kdamiano@ufv.br ou evidigal@ufv.br
As editoras, professoras Karla Maria Damiano Teixeira e Elza Maria Vidigal Guimarães agradecem o apoio que têm recebido dos autores, corpo editorial, consultores "ad hoc" e leitores, que são imprescindíveis para o trabalho que realizam.

Fonte: DED/UFV

OPORTUNIDADE: Vaga para professor substituto do IF-ES, campus Itapina

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, com vistas à contratação de Professor Substituto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Itapina.
 EDITAL N° 01 DE 27 DE JANEIRO DE 2012.
Área: Agroindústria.
Titulação exigida: Licenciatura em Ciências Agrícolas; Licenciatura em Economia Doméstica; Graduação em Economia Doméstica; Graduação em Engenharia de Alimentos; Tecnólogo em Alimentos; Graduação em Agronomia, Graduação em Nutrição; Graduação em Medicina Veterinária.
INSCRIÇÕES: De 01/02/2012 a 02/03/2012.
Maiores informações pelo site:http://www.eafcol.gov.br/