sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Municípios têm até o fim de outubro para garantir mais recursos para creches




Governo federal precisa saber número de crianças de até 4 anos que são beneficiárias do Bolsa Família e estão matriculadas em instituições públicas ou conveniadas para repassar recurso adicional do Fundeb, por meio do Brasil Carinhoso

Os municípios têm até 31 de outubro para informar ao governo federal o número de crianças beneficiárias do Bolsa Família, de 0 a 4 anos, matriculadas em creches públicas ou conveniadas. A medida garante recurso adicional de 50% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para beneficiar essas instituições por meio da ação Brasil Carinhoso.

O recurso extra é transferido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), dentro da estratégia de superação da extrema pobreza do Plano Brasil Sem Miséria, e visa garantir acesso e permanência das crianças no ensino.

De acordo com o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão, a ação do Brasil Carinhoso voltada para as creches tem duas etapas. “Uma é o repasse antecipado dos recursos do Fundeb que a prefeitura recebe ao abrir novas turmas. A outra é o repasse adicional de 50% para todas as crianças do Bolsa Família que já estão sendo atendidas e as que forem incorporadas pelas creches nos próximos anos.”

Esse recurso adicional serve para ampliar o atendimento às crianças mais pobres, diz Tiago Falcão. Segundo ele, o MDS já repassou R$ 100 milhões adicionais ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela transferência aos municípios e ao Distrito Federal. 

O registro do número de crianças deve ser feito no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação.

Articulação – O secretário informa que é importante a articulação entre as áreas de educação e assistência social no processo de identificação das crianças beneficiárias do Bolsa Família.

O Brasil Carinhoso, ação lançada em maio pelo governo federal, complementa a renda de famílias beneficiárias do Bolsa Família, garantindo R$ 70 mensais por pessoa para quem tem filhos de até 6 anos. Além disso, as crianças recebem cuidados adicionais de saúde com a suplementação de vitamina A, ferro e medicação contra a asma.

Fonte: Ascom/MDS

ONU Mulheres lança a publicação O Futuro que as Mulheres Querem


A ONU Mulheres acaba de lançar em versão digital a publicação “O Futuro que as Mulheres Querem”, em português. O arquivo está disponível para download neste link:http://www.unifem.org.br/sites/700/710/00002242.pdf
Em breve a publicação tambem estará disponível para download através do celular.

“O Futuro que as Mulheres Querem” é a publicação da ONU Mulheres que abarca as questões de igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável e foi lançada, em inglês, durante a Rio+20. O texto compila uma serie de indicações e caminhos visando à inclusão social e política das mulheres e a harmonia necessária entre três pilares de sustentabilidade imprescindíveis para o desenvolvimento: econômico, social e ambiental.


Durante a Rio+20, a ONU Mulheres reuniu, pela primeira vez na história, presidentas e primeiras ministras para fazer um chamado a ações concretas para a integração plena das mulheres no desenvolvimento sustentável. O texto na íntegra do Chamado à Ação também está disponível na publicação.

As signatárias incluem: Exma. Sra. Dilma Rousseff, Presidenta da República Federativa do Brasil; Exma. Sra. Laura Chinchilla Miranda, Presidenta da República da Costa Rica; Exma. Sra. Dalia Grybauskaitė, Presidenta da República da Lituânia; Exma. Sra. Portia Simpson Miller, Primeira-Ministra da Jamaica; Exma. Sra. Julia Gillard, MP, Primeira-Ministra da Comunidade da Austrália; Exma. Sra. Helle Thorning-Schmidt, Primeira-Ministra do Reino da Dinamarca; Exma. Sra. Jóhanna Sigurðardóttir, Primeira-Ministra da Islândia; H.E. Madame Eveline Widmer-Schlumpf, Presidenta da Suíça (representada pela Exma. Sra. Doris Leuthard, ex-Presidenta da Suíça); e Sra. Michelle Bachelet, Subsecretária Geral e Diretora Executiva da ONU Mulheres – a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.




Fonte: UNIFEM