As sessões da Câmara de Vereadores de Volta Redonda recomeçam na próxima terça-feira e é em uma destas sessões que a vereadora Neuza Jordão (PV) espera que entre em pauta o projeto de lei 081/10. Arquivado desde outubro, quando começaram as votações de Orçamento e o surgiu uma comissão para investigar o então presidente da Casa, o projeto prevê a implantação de Economia Doméstica na rede municipal de ensino. A esperança da vereadora é que a lei esteja vigente já no segundo semestre.
De acordo com a lei, o Programa de Gestão Financeira Familiar seria voltado para crianças da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. Ele é baseado em palestras e exercícios, que serão apresentados em sete módulos: Família e Qualidade de Vida; Importância e Conceito de Diagnóstico Financeiro Familiar; Formas de Identificar Problemas Orçamentários e Financeiros e Suas Causas; Diagnóstico Financeiro, Conceito de Receita Bruta, Receita Líquida, Custo e Despesa; Planejamento e Orçamento; Controles Econômicos e Financeiros Aplicáveis na Administração Familiar; e Resultados para Geração de Renda Familiar.
Além de vereadora, Neuza é médica pediatra e hebiatra (especialista em adolescentes) e percebeu em seu trabalho que muitas famílias têm problemas de relacionamento devido a problemas financeiros. Desta experiência teria partido a ideia do projeto de lei.
- É mais comum do que se imagina. Os filhos pedem as coisas e ficam chateados, e em alguns casos revoltados com os pais, quando não ganham o que desejam - justificou.
Ela espera que, como está em tramitação desde o ano passado, o projeto seja um dos primeiros a entrar na pauta de votações deste ano. Enquanto isso não acontece, ela afirma que articula com o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) a viabilidade de inserir o projeto na Educação de Volta Redonda. O objetivo de Neuza é que até o segundo semestre o projeto faça parte da grade de ensino municipal.
- Entendo que quanto antes nossas crianças debaterem sobre preço, salário e até mesmo inflação, mesmo que de forma simplificada, haverá significativos avanços no dia a dia das famílias - argumentou, acrescentando que o aprendizado iniciado em sala será benéfico para a vida toda.
Fonte: UOL Notícias