Este estudo teve como principal objetivo analisar a dinâmica entre educação e gênero como parte de um processo de promoção, aquisição e manutenção do desenvolvimento social. Especificamente, pretendeu-se discutir como a educação pode ser uma alternativa para o desenvolvimento social.
Para isso, utilizou-se como método uma pesquisa bibliográfica.
Pode-se concluir que a educação e o gênero caracteriza-se por uma busca pela cidadania. Por entender, que o papel da mulher no desenvolvimento pode e deve se incorporar e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. E partindo desse pressuposto, quanto maior a educação, maior o desempenho do desenvolvimento econômico, cultural e social de um país. É possível ressaltar ainda, como conclusão, que, na sociedade é a mulher, responsável pela força reprodutiva e pela sua ação-cidadã que atua como agente social permanente de inclusão. Isto posto, se alia a educação como instrumento transformador. Logo, ao congregar o gênero e a educação nu processo de promoção, aquisição e manutenção do desenvolvimento social tem se a idéia de apropriação dos meios simbólicos dados fundamentalmente pelo processo educacional.
Autor: Guélmer Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário