terça-feira, 15 de junho de 2010

Projeto que qualifica jovem rural tem início nas regionais Emater-MG

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) retoma trabalho com a juventude rural no estado. Este ano o Projeto Transformar – Uma nova Minas com a Juventude rural, que tem por objetivo formar jovens empreendedores e gerar ocupação e renda no campo, será integrado à 2ª Semana da Juventude Rural, entre os dias 11 e 15 de julho, durante a 81ª Semana do Fazendeiro, em Viçosa. A iniciativa inclui jovens das regionais Emater-MG de Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu, por meio de uma parceria entre a empresa pública mineira e a a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O Transformar é um projeto alinhado às diretrizes estabelecidas pelo Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) do Governo de Minas.
O projeto, que capacita jovens rurais, será implementado em duas etapas: a etapa presencial e a complementar. A etapa presencial começa nesta semana, com a reunião de 50 jovens, filhos e filhas de agricultores familiares de cada região. Em Viçosa, esse encontro será realizado na próxima quinta-feira, 10 de junho, no Centro de Ensino e Extensão da UFV. Em Manhuaçu, essa etapa será realizada no dia 11 de junho e em Ponte Nova, no dia 14 de junho. Neste momento, serão abordadas discussões sobre políticas públicas de juventude, gestão social e agricultura familiar.
Em julho, esses 150 jovens se reunirão com mais 60 jovens de Escolas Famílias Agrícolas durante a 2ª Semana da Juventude Rural na UFV para continuar a etapa presencial. Serão realizadas trocas de saberes. Os participantes também terão acesso a oficinas sobre construções ecológicas (tijolos e pinturas), produção de álcool, óleo vegetal e energia solar. Além disso, os jovens terão cursos sobre agroindústria, associativismo e cooperativismo, cafeicultura, olericultura, bovinocultura, fruticultura, criação de pequenos animais (apicultura, avicultura e piscicultura), e culturas de milho, feijão e arroz. Este momento servirá para que o jovem tenha uma visão geral dos temas de interesse, aprendendo mais sobre as atividades, produções e possibilidades de mercado.
Em um último momento, haverá a discussão e a construção coletiva de uma proposta de trabalho. Os jovens, já compreendendo o contexto das políticas públicas e tendo informações sobre atividades produtivas e geradoras de renda, irão construir seus próprios projetos produtivos, que serão desenvolvidos durante a etapa complementar em seus respectivos municípios, com o auxílio das equipes locais. Os jovens que cumprirem toda a carga horária de capacitação do Transformar poderão obter crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para financiar a compra de equipamentos e investir na propriedade da família. 

Fonte: 
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Núcleo de Imprensa
Jornalista: Terezinha Leite
Estagiária: Titina Maia
(31) 3349-8021 // 8241

Nenhum comentário:

Postar um comentário