sexta-feira, 25 de julho de 2014

CAMPANHA PEDE FIM DE VIOLÊNCIAS DE GÊNERO E ENGAJAMENTO DA SOCIEDADE

Lançada nesta sexta-feira (25/7), a campanha: Todas as vozes contra as violências de gênero. A iniciativa pede o fim do machismo, do racismo, da homofobia, da lesbofobia e da transfobia na cidade e no campo. O ato acontece durante o Festival Latinidades, em Brasília. A ação é organizada por várias entidades e movimentos sociais brasileiros e tem por objetivo denunciar e fortalecer as lutas que combatem essas opressões.

Na opinião da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Aparecida Gonçalves, ações como estas são importantes espaços de conscientização da população sobre as diversas formas de violências de gênero. “Para alertar sobre os tipos de agressões que as mulheres vivem pelo fato de serem mulheres ou por causa de sua sexualidade”, pontuou. “A campanha ainda divulga o Ligue 180, ferramenta de denúncias desse tipo de violência”, completou.

“É uma excelente iniciativa de organizações de movimentos sociais de negras, lésbicas, bissexuais e de mulheres campesinas que soma às ações de governo no enfrentamento à violência e à desigualdade de gênero. É fundamental combater o preconceito e a discriminação a que estão submetidas as mulheres, especialmente as mulheres negras” , declarou a coordenadora-geral de Diversidade da SPM, Lurdinha Rodrigues. “Esta é uma boa forma de celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-americana e caribenha”, finalizou, referindo-se ao dia 25 de julho.

Segundo as organizações que promovem a campanha, ela irá gerar ações de comunicação, prevenção e disponibilizar informações sobre as diversas formas da violência de gênero no Brasil. O ambiente de ação serão as redes sociais, onde ocorrerão discussões em que há intersecção entre as desigualdades de raça/cor/etnia, território, identidade de gênero e orientação sexual, idade e classe social que afetam o acesso pleno aos direitos humanos.

Fonte: Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário