segunda-feira, 25 de abril de 2011

CONSUMO COLETIVO: A NOVA ONDA

Os sites de compras coletivas se configuram hoje em dia em uma nova modalidade de consumo, do qual vários consumidores organizados em grupos fazem compras a um custo que chega até 90% abaixo do valor normal. Buscando atender consumidores ávidos por descontos expressivos, o que se percebe é uma forte tendência dessa oferta de serviços ser ampliada entre nós.

Segundo o site de Bolsa de Ofertas, há mais de 1.000 no país. Já os sites agregados, ou seja, aqueles que unificam as ofertas das compras coletivas, cresceram de 7 para 18, de dezembro de 2010 até janeiro deste ano. E segundo especialistas este mercado foi o que mais cresceu no Brasil em comparação com outros países. No entanto, apesar do crescimento, existe uma forte tendência de se segmentar este nicho de mercado com foco em determinada áreas, como restaurantes, cinemas, viagens etc.

Á mesma medida de seu crescimento, o que se percebe também, são o problemas que vão surgindo cada vez que a adesão dos consumidores aumenta. Segundo o Código de Defesa do Consumidor a lei abrange tanto as compras individuais quanto as coletivas. Portanto, define-se como consumidor, o que compra o serviço para ele como destinatário final, independentemente de a compra ser individual ou coletiva.

E como todas as compras realizadas por internet, existem alguns cuidados que devem ser tomados:
  • Não compre em sites desconhecidos;
  • Verifique se os anunciantes são facilmente identificados e localziados;
  • Informações da empresa, sua lozalização, as formas de contato, etc.;
  • Leia todas as características da compra coletiva, das regras do jogo. As especificações da venda têm de estar bem claras no site;
  • Imprimir todas as folhas da compra e as regras, como garantia de ressarcimento se houver descumprimento;
  • Verificar o sistema de segurança utilizado pelo site.

Deste modo, segurança é primordial para que possa usufruir de mais uma comodidade do mundo moderno. E lembrar que este mercado ainda é novo sendo preciso que as empresas possam estar preparadas para atender a demanda. E esta prestação se serviço tem de estar clara, e os consumidores cada vez  mais buscar informação sobre o serviço ofertado. Assim, garantir que se tenha um serviço com segurança e qualidade.

Escrito Por: Guélmer Faria

Fonte Consultada: Terezinha Moreira, Revista Viver, Março 25- 2011, pág. 64-66.

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