segunda-feira, 4 de abril de 2011

O QUE É SER UM BOM PROFESSOR?

O que é ser um bom professor? O movimento Todos pela Educação fez essa pergunta a 11 entidades nacionais e internacionais ligadas à educação. Confira algumas das respostas abaixo:

Para o Ministério da Educação (MEC), um bom professor deve gostar de fato da profissão: gostar de barulho, de gente curiosa, de choro de adolescente e de administrar conflitos. Já a Confederação Nacional de Pais e Alunos entende que um bom professor tem de ter uma boa formação: não apenas a profissional completa, mas também uma boa formação de conhecimento de leis e de princípios éticos e morais.

Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, o bom professor é aquele que contribui coletivamente para que a escola cumpra seu papel. Entretanto, "é preciso que a escola tenha infraestrutura e ambiente adequados para a atividade docente e para que o estudante possa buscar autonomia".

O presidente do Conselho Nacional de Educação, Francisco Cordão, defende que o bom professor é aquele que “presta atenção na criança”. Ele cita o educador Paulo Freire que diria ter aprendido que a relação entre professor e aluno é sempre a relação de duas consciências que se respeitam.

E para você, o que seria um "bom professor"? Responda a essa pergunta na Enquete EcoD dessa semana, as alternativas são:

•Um professor que não faça distinção entre alunos
•Um cidadão que entenda o próprio papel na sociedade
•Um profissional que saiba aprender com seus alunos
•Um professor que gosta de ensinar

Ou você pode escolher outras alternativas e enviá-las por Facebook e Twitter. Estamos abertos a sugestões, participe!

Aprovação de projetos culturais

Na semana passada o EcoD perguntou aos internautas se a sociedade deve ter maior papel na aprovação de projetos ligados à área cultural. A resposta foi quase unânime: apenas uma pessoa escolheu a alternativa "Não. Cada projeto já é analisado por um conselho especializado"; o restante, pouco mais que 96% respondeu que "Sim. A sociedade civil também deve estar envolvida".

As outras duas alternativas "Sim, o governo deveria terceirizar a avaliação dos projetos" e "Não, só atrapalharia o processo" não receberam nenhum voto.

Fonte: ECOdesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário