quinta-feira, 22 de julho de 2010

MESTRADO EM ECONOMIA DOMÉSTICA-UFV/EDITAL 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA



PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DOMÉSTICA(PPGED)
MESTRADO ACADÊMICO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ECONOMIA FAMILIAR

EDITAL DE SELEÇÃO 2011

1 - INSCRIÇÕES:

Do dia 16 de maio a 15 de setembro de 2010, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV estará recebendo inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica – Mestrado Acadêmico. As inscrições poderão ser feitas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ou encaminhadas, pelo correio, ao seguinte endereço: Universidade Federal de Viçosa, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Av. Peter Henry Rolfs, s/n, Campus Universitário, Viçosa, MG. CEP: 36570-000.

2 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO:

1- Formulário próprio de inscrição (duas vias)

Nesse formulário, especificamente no Plano de Trabalho, o candidato deve indicar o possível orientador e o tema da proposta de pesquisa, definido a partir daqueles relacionados pelo Corpo de Orientadores, no item 8.

2- Cópia autenticada do diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação;

3- Cópia autenticada do Histórico Escolar do curso de graduação, explicitando o sistema de avaliação;

4- Currículo Padronizado do PPGED em uma via (com comprovante);

5- Uma foto 3 x 4;

6- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

7- Cópia da Carteira de Identidade;

8- Cópia do CPF;

9- Cópia do Título de Eleitor;

10- Cópia do Documento do Serviço Militar;

11- Três cartas de referência;

12- Boleto de Pagamento de Taxa de Inscrição / Devolução de Bolsa;

13- Proposta de Projeto de Pesquisa*.

* A proposta de Projeto de Pesquisa deverá ser apresentada de forma clara e objetiva, indicando uma das Linhas de Pesquisa do Programa. Deve conter: o problema, a justificativa, os objetivos, a revisão bibliográfica, a metodologia e a bibliografia. O texto deve ter entre 8 e 10 páginas, em espaço 1,5, letra Times Roman, fonte 12, margens 3,0 e formato A4.

3 - PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo será composto de 3 (três) etapas.

1ª ETAPA: Prova escrita e Análise da proposta de Projeto de Pesquisa

- Prova escrita:

A Prova versará sobre temas relacionados à Área de Concentração. A Referência Bibliográfica estará disponível na Secretaria e no Site do Programa www.ppged.ufv.br. A prova escrita terá duração de 4 horas. O local e a data da prova serão divulgados posteriormente.

- Análise da proposta de Projeto de Pesquisa:

Serão considerados os seguintes critérios: o problema e sua adequação às linhas de pesquisa do Programa; objetivos, justificativa e revisão de literatura; coerência metodológica; redação clara, objetiva e precisa. Os projetos que não se adequarem à área de concentração e/ou às linhas de pesquisa serão desclassificados.

OBS.: Os candidatos que não obtiverem a média mínima de 60% em cada uma das avaliações serão desclassificados.

2ª ETAPA: Entrevista

A entrevista será realizada com a Comissão Coordenadora do Programa e versará sobre o conteúdo e a relevância da proposta de pesquisa apresentada pelo candidato, às demais condições relacionadas às possibilidades de execução do projeto e ao conteúdo da prova escrita. O local e a data da entrevista serão divulgados posteriormente.

OBS.: Os candidatos que não obtiverem a média mínima de 60% na entrevista serão desclassificados.

3ª ETAPA: Análise de Currículo

O currículo devidamente comprovado deverá seguir o modelo padronizado do PPGED, em anexo.

OBS.: O currículo será classificatório.


4 - DISTRIBUIÇÃO DE PESOS DO PROCESSO SELETIVO

1ª ETAPA: Prova Escrita: 3.5

Proposta de Pesquisa: 2,5

2ª ETAPA: Entrevista: 2,0

3ª ETAPA: Currículo: 2,0


5- NÚMERO DE VAGAS:

O programa oferece 17 vagas, podendo este número ser alterado a critério da Comissão Coordenadora.


6- LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA:

1) Família, Políticas Públicas e Avaliação de Programas e Projetos Sociais: Visa analisar políticas públicas e suas interfaces com o sistema familiar, bem como, identificar, analisar e avaliar programas públicos e privados que interferem no cotidiano deste sistema.

2) Estudo da Família e Economia do Consumo Familiar: Abrange os estudos de gênero e reprodução social, envolvendo as relações intra e interfamiliares e a interdependência da família com seu ambiente físico, tecnológico, sócio-cultural, econômico e político; visando, inclusive, analisar as relações da família/indivíduo com o mercado e seu comportamento, enquanto unidade consumidora de bens e serviços.

3) Família, Bem-estar Social e Qualidade de Vida: Analisa as atividades, as tarefas e os problemas concretos do viver nos quais as famílias e/ou indivíduos se engajam, de forma permanente e continua, à medida que procuram satisfazer suas necessidades individuais e coletivas para alcançar melhoria do bem-estar e da qualidade de vida.


7- ORIENTAÇÃO DO ESTUDANTE:

A orientação do estudante será realizada por um professor do Programa que seja credenciado no Conselho Técnico de Pós-Graduação da UFV. A indicação do orientador será feita após a seleção dos candidatos e deve contar com a aquiescência do mesmo.


8- NÚCLEO DOCENTE DO PROGRAMA E TEMAS DE PESQUISA:

Profª Drª Amelia Carla Sobrinho Bifano: D.S. Engenharia - Engenharia de Produção;
- Tecnologias domésticas e sua relação com o cotidiano no universo familiar; Trabalho formal, trabalho doméstico e suas inter-relações com as questões ideológicas, políticas e socioculturais; Inserção de novas tecnologias no mundo doméstico e suas repercussões na organização do espaço doméstico, na distribuição das atividades e na aquisição de novas mercadorias; Alterações no mundo do trabalho e suas repercussões na organização do mundo doméstico; Saberes incorporados e técnicas de adequação ao uso de produtos; Desenvolvimento e avaliação da adequação de projeto/produto para as pessoas e suas utilizações cotidianas; Perspectivas teóricas que podem ser adotadas para a explicação das relações mediadas estabelecidas pelos sujeitos, as tecnologias e seu mundo cotidiano.



Profª Drª Karla Maria Damiano Teixeira: Ph.D. Ecologia Familiar;
- Administração de recursos na família; Família e trabalho remunerado; Relações familiares e família-ambientes; Exclusão/Inclusão social; Envelhecimento; Violência familiar.





Profª Drª Márcia Pinheiro Ludwig: D.S. Arquitetura e Urbanismo;
- Conflitos ambientais; Modos de morar na contemporaneidade, Habitação e cultura; Território/lugar; Estudos ligados à discussão de desenvolvimento e sustentabilidade.



Profª Drª Maria das Dores Saraiva de Loreto: D.S. Economia Aplicada;
- Família, redes sociais e qualidade de vida; Estudos e avaliações de políticas, programas e projetos sociais; Conflitos e violência; Família, ciclo de vida, trabalho e relações de gênero; Cotidiano, economia familiar e solidária; Agricultura Familiar, meio ambiente, assentamentos rurais, desenvolvimento e sustentabilidade; Mulher, criança/adolescente: vida e trabalho.



Profª Drª Maria de Fátima Lopes: D.S. Antropologia Social;
- Estudo da Família e Gênero.



Profª Drª Maria de Lourdes M. Barreto: D.S. Educação - Desenvolvimento Humano e Educação;
- Estudo das famílias sob a perspectiva do desenvolvimento familiar e do desenvolvimento humano; Políticas Públicas, Programas e Projetos Sociais para as infâncias; Políticas de Proteção às Infâncias; Construção do conhecimento social envolvendo temáticas ligadas às linhas de pesquisa do Programa tendo crianças e adolescentes como fontes privilegiadas da pesquisa.



Profª Drª Neide Maria de Almeida Pinto: D.S. Ciências Sociais - Sociologia;
- Família e políticas públicas para a habitação; Processos sociais e Identidades territorialmente construídas; Espaços Urbanos e Segregação Socioespacial. Sociabilidades e Modos de Vida e de Moradia nas cidades e no meio rural. Exclusão Social.



Profª Drª Neuza Maria da Silva: Ph.D. Economia da Família e do Consumidor;
- Consumo doméstico em geral, seja individual ou familiar; Impactos ambientais do consumo doméstico.



Profª Drª Simone Caldas Tavares Mafra: D.S. Engenharia - Engenharia de Produção;
- Qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho; Ergonomia no cotidiano da família; Arranjos domiciliares, tomada de decisão e 3ª idade; Envelhecimento funcional e qualidade de vida; Acessibilidade cotidiana; Tomada de decisão familiar e ciclo de vida. Políticas Sociais e Idoso.



Profª Drª Tereza Angélica Bartolomeu: D.S. Engenharia - Engenharia de Produção;
- Vestuário e sociabilidade; Cultura material têxtil: objetividade e simbolismo; Moda e consumo na contemporaneidade; Economia informal e microempreendedorismo; Programa de geração de renda; Redes de troca de colaboração solidária; Formação de empresas comunitárias auto-gestionárias, Produção de artesanato têxtil como estratégia para geração de renda e emprego; Arranjo produtivo local do vestuário; Planejamento, controle e produção do vestuário; Higienização e conservação de materiais têxteis; Hotelaria e hospitalidade.

9- SELEÇÃO:

A seleção dos candidatos é realizada pela Comissão Coordenadora do Programa que é composta por 5 membros (1 coordenador, 3 professores e 1 discente). O processo seletivo é composto de duas fases eliminatórias em que serão aprovados candidatos que possuam perfil curricular adequado e proposta de projeto de pesquisa coerente com uma das linhas de pesquisa do Programa.
Para a classificação, os pontos obtidos na 1ª fase (prova escrita e análise do projeto de pesquisa), de acordo com a pontuação, serão somados aos pontos obtidos na 2ª fase (entrevista) e 3ª fase (análise do currículo). Serão selecionados os candidatos que obtiverem as maiores médias.


10- BOLSA DE ESTUDOS:

O Programa possui uma Comissão para distribuição de bolsas e acompanhamento dos bolsistas, composta pelo Coordenador do Programa, 1 docente do Corpo de Orientadores e 1 representante discente. A Comissão de Bolsas, de acordo com a disponibilidade, concederá bolsa de estudo ao estudante mediante critérios definidos pelo Programa. Porém, o Programa não se compromete a conceder bolsa a todos os estudantes selecionados. A bolsa pertence ao Programa e não ao estudante e terá duração inicial de 12 (doze) meses, seguida de renovação, se justificada. O estudante terá sua bolsa automaticamente cancelada ao completar 24 meses de ingresso no Programa, independentemente do início do recebimento do benefício.
A concessão da bolsa implica tempo integral e dedicação exclusiva ao Programa e residência obrigatória em Viçosa, salvo durante a realização da pesquisa em outro local. É vetado ao bolsista o exercício de qualquer atividade não relacionada com o Programa, inclusive como professor substituto. Além disso, o estudante contemplado com bolsa não pode possuir vínculo com a Instituição onde realiza o Programa, seja ele docente, pesquisador ou técnico.
A bolsa poderá ser suspensa, ou cancelada, pela Comissão de Bolsa do Programa ou pela Agência Financiadora, por motivos acadêmicos, disciplinares ou financeiros, não cabendo qualquer direito de indenização ao bolsista.

11- DISPOSIÇÕES FINAIS:

- As vagas oferecidas não serão obrigatoriamente preenchidas.
- Não haverá revisão de nenhuma etapa do processo seletivo e nem dos resultados oficiais.
- Os candidatos não aprovados terão prazo de 60 dias, a partir da data de divulgação dos resultados finais, para retirada dos seus documentos na secretaria do Programa de Pós-Graduação.
- Ao se inscrever, o candidato aceita as condições e normas estabelecidas no edital.
- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Programa.



INFORMAÇÕES:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica
Departamento de Economia Doméstica
Universidade Federal de Viçosa
Campus Universitário - s/n
36571-000 - Viçosa - MG
Tel: 31 3899-2432 - Fax: 31 3899-2488
E-mail: edo@ufv.br


Fonte: Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED)-UFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário