domingo, 18 de julho de 2010

Re-educação para sustentabilidade. Uma coisa aborrecid a ou oportuna

Por Vânia Velloso (*)

Estou para começar aqui um texto para a revista por convite de Sônia
- há tanto tempo-, e me pego divagando no trajeto metro-ônibus :
Ipanema para Cosme Velho. Observo a mim mesma e as pessoas em seus
fluxos cotidianos. E pondero. Quantas dali, realmente, têm algum
momento de reflexão intenso e oportuno sobre a sua (re)educação para
a sustentabilidade da vida, da casa onde moram ou do bairro?
Momentos de pensar sobre o que podem individualmente fazer para
mudar jeitos e costumes para aprimorar nosso lugar interno, nossas
casas, ruas e cidades e, obviamente, o mundo. Mudar o mundo é tão
vago e distante que estes anônimos-passageiros - educados ou não
formalmente e na vida - que ali sentam ao meu lado, não conseguem
tempo para desejar esta mudança. Para que mudar?

Eu que me sinto comprometida com os processos de educar para
mudança, me percebo em períodos cansada de tentar mudar e se
realmente mudei e permaneci modificada para melhor - com olhar e
modos legais e atitude adequada para o ambiente. A vida mudou tão
rápido em termos tecnológicos e nos afastamos tanto da natureza em
si, que não sei se teremos tempo para avaliar como poderíamos mudar
sem prejudicar tanto o ambiente. Como a natureza é algo abstrato ou
distante no cotidiano das cidades, basta conversar sobre questões
ambientais que parece suficiente como uma ocupação real.

Vivemos esta contradição, já que esta mudança tecnológica implicou
em maior consumo. E consumo de coisas bem interessantes que
facilitam o dia a dia. Não existe a possibilidade fácil de abrir mão
daquilo que você se habituou a ter pra realizar melhor seu dia. Como
fazer para mudar? E para que mudar - vem novamente a questão?

Se eu tenho que correr tanto atrás de trabalho, ficar em filas de
banco, de supermercado, de postos de saúde, de matrículas de filhos
em escolas públicas, ou se sou alguém um pouco mais privilegiado....
Posso deixar estas questões chatas e pensar no filme que assistirei,
ou no almoço em algum restaurante, que me leve para longe destas
possíveis angústias. Melhor, não é mesmo? Para que ficar relembrando
os problemas ambientais para um eventual planeta difícil em um
futuro tão distante daquele prazer?

Eu tento me segurar para consumir menos, resistir a comprar uma
roupa nova, para reciclar todo tipo de comida que sobra na geladeira
e inventar bons novos pratos. Conseguir lavar com pouca água os
pratos de uma refeição, usar o mínimo de sabão e água em banhos e
demais tarefas. É tudo super cansativo: mudar um jeito que se tem e
ter que economizar quando a água está ali abundante, a energia está
ali em um toque. Não percebo que existe desperdício.

Vou cozinhar com a TV ou computador ligados lá na sala, e levo um
tempo para ir lá desligar!
Não desperdiçar pensamentos, tempo e práticas em situações que não
acrescentem ou com pessoas que são resistentes (ainda) significa
para mim - também - uma boa atitude para sustentabilidade... Eu
tenho investido em quem deseja pelo menos escutar para avaliar se
vale à pena mudar ou pensar sobre para que mudar. Tempo e dinheiro
custam caro e são escassos. Logo, o trabalho educacional para
sustentabilidade - nos tempos de hoje -, deve ser direcionado onde
este tempo e recurso possam ser potencializados. Minha atuação é:
não investir em empresas e organizações que só desejem eventos
ambientais de marketing e contratam programas de educação ambiental
para cumprir agenda! Eu sei que é difícil recusar trabalho, mas como
educador é preciso tentar trazer para a discussão com o contratante
uma meta de aprendizado que melhore a empresa, que ele perceba como
algo mais acrescenta na produtividade e no clima interno de
felicidade no trabalho.

Outro ponto interessante é que as pessoas no cotidiano estão bem mal
educadas. A polidez foi destruída mais rápido do que o destrato com
o ambiente. As pessoas não têm qualquer tolerância para o tempo do
outro. A educação básica na fala, na escuta, no cumprimento quando
entra ou quando saí de algum lugar está em processo de extermínio.
Mesmo pessoas bem formadas. O destrato entre pessoas dentro das
empresas é a maior reclamação que percebo nos encontros realizados.

Não existe possibilidade de um empregado engajar-se em um programa
educacional em um clima interno de intolerância.

As pessoas ficam desconfortáveis com este assunto. Acham mesmo uma
chatice! Nós, da área de sustentabilidade temos um discurso
cansativo - que lembra como estamos parados, que existe problema de
abastecimento de água, de salubridade, de fome, de poluição, de
aquecimento global. Ufa!!!

Vejo que ainda são poucas, pessoas que tem uma atitude individual de
mudança em prol da sustentabilidade, ou mesmo um ato de generosidade
com o outro.

Acredito que um ato eficaz de generosidade (seja intelectual, na
presença, no mundo social, financeira, na abertura da sua rede de
influência) é o primeiro movimento-cidadão para que, a partir daí,
possamos fazer algo no local onde habitamos e trabalhamos. Quando se
está disponível para o outro, temos que fazer um esforço de escuta
para saber o que ele deseja. E aí, abre-se o trinômio
pensamento-ação- novo pensamento que pode incluir aspectos iniciais
interessantes e inéditos de atitudes para sustentabilidade!

Resolvi isto quando verifiquei que uma ação voluntária oferece um
novo olhar sobre o trabalho e sobre o aprendizado para a vida. Se
não podemos ser generosos e polidos; com as pessoas que nos cercam,
com os que trabalham conosco, gente diferente todo dia em estágios
de vida ou de condições socioeconômicas variadas ou com alto ou
baixo acesso aos bens e serviços..., como poderemos ter tempo mental
e tempo para práxis na e para sustentabilidade? Esta generosidade
que eu escrevo aqui não é aquela de permanecer ofertando cesta
básica, roupas em orfanatos etc., isto tem limitada validade em
épocas de crise, de fome ou de emergências socioambientais, em
função de algum evento trágico ou de abandono total de comunidades
em áreas remotas e críticas, mas não aprimora nada o outro para se
conectar ao seu espaço de pertencimento.

Assim é como observo os processos de educação para sustentabilidade
que alguns profissionais têm como desafio. Um desafio em apresentar
ao mercado o algo mais inovador que mexa nesta zona de conforto de
cada um - que abra mesmo a caixa de Pandora-, e que possamos colocar
males, demônios, conflitos, riscos e interesses sobre a mesa do
aprendizado e nas discussões de oportunidades de mercado dentro de
organizações da sociedade civil e nas empresas. Tenho sido convidada
para participar de cursos, tanto como professora-aprendiz, ou como
aluna- em dúvida. Em ambos os casos, não perdi a habilidade para
indignar-me com aquelas palestras ou aulas de empresas com conteúdos
corporativos e professores que trazem o óbvio morno, sem a menor
consideração com o tempo e capacidade reflexiva das pessoas ali
presentes. Pessoas, que mesmo tímidas ou reservadas - nestes espaços
de evidência - podem ter esclarecimentos e percepções que mudam
raciocínio e melhoram práticas.

A educação para sustentabilidade - nestes cursos ou palestras de
aperfeiçoamento -, deve privilegiar a qualidade da conversa com
conteúdos inusitados que poderão trazer maior aflição. Este incômodo
no processo de aprendizado é fundamental e super oportuno na
educação inovadora para sustentabilidade. Aquele que deseja
apreender, ou que precisa se modificar para influenciar o outro,
deve ser surpreendido no espaço de troca de saberes.

Estes conteúdos, mesmo que se tenha um programa específico sobre um
tema socioambiental; abastecimento e falta de água, geração e uso de
resíduos etc, devem ser estimulados no inicio da conversa com o algo
mais que Merleau Ponty (1) bem definiu como originário do pintor
Cézanne (2). O algo mais da criação em contato com a natureza e com
o espaço e pessoas que você pode estar e compartilhar. O algo mais
em sustentabilidade é trazer à luz um olhar curioso no ambiente
habitado e modificado, através da abertura para a entrada do
conhecimento e conseqüente abertura para novas práticas neste
ambiente. Esta abertura tem que passar pela conexão com a arte, a
literatura, o cinema, a memória das civilizações, a história das
culturas, as teorias e linhas do pensamento na filosofia. São
recursos interessantes para fazer o aluno - participante ser um algo
mais dentro do curso. São os outros ambientes, além da natureza, que
denominamos ambientes do saber e da experiência que passamos a
experimentar e trazem o algo mais citado. Quando estes conhecidos e
esquecidos ambientes são integrados e fazem sentido para quem escuta
e dialoga nos cursos, abre-se um início de resposta do para que
perguntado anteriormente.

Abre-se o algo mais de compreensão desafetada de rejeições sobre o
nosso papel individual e coletivo nisto tudo! Pode ser um bom começo
para refletir sobre nosso jeito de ser no mundo para uma
sustentabilidade gradual e possível dentro de cada um!

Os novos mestres-corporativos (técnicos e especialistas) não usam
estes recursos - que fogem do escopo da linguagem das empresas e
normalmente parecem distantes dos processos específicos de produção.
Mas podem usar. Basta arriscar em uma nova linguagem e metodologia
de aproximação entre ensinamento e aprendizagem.

A produção do conhecimento para a sustentabilidade não deveria ficar
somente nos processos ou sistemas de gestão que viabilizam os
produtos das empresas. É necessário e oportuno conversar e trocar um
novo saber com os técnicos das empresas e de organizações civis com
a inclusão dos processos artísticos, literários, culturais e
filosóficos integrados aos valores de mercado e aos processos
inerentes e comuns nas empresas A tão escrita e apregoada governança
corporativa e gestão dos empregados para maior produtividade tem que
usar novas formas de linguagem para chegar junto ao público.

Deve-se aprofundar mais seriamente esta conversa que começou nos
últimos 5 anos nas empresas sobre reputação empresarial, imagem no
mercado e papel social da empresa, o lucro máximo ou lucro ótimo
dentro do viés da sustentabilidade. E isto tem sido feito de maneira
tímida ou superficial. Quando olhamos a fundo as práticas
empresariais para sustentabilidade ou os cursos em educação
socioambiental, verificamos que avançaram ainda bem pouco na direção
firme de mudança de atitudes de seus líderes e seguidores. A
liderança influencia os empregados e fornecedores. E nossa liderança
empresarial não tem tempo para as novas linguagens, não tem tempo
mental e físico para a arte, para o cinema, para leitura que não
seja técnica. Para usar os recursos da arte, da literatura e da
cultura é preciso desejar, olhar e entender o sentido destes
recursos disponíveis - mas com uma absorção nada papável como
processos de produção industrial, de produção de coisas. É possível
e eficaz conectar o mundo da arte com os processos de produção. Pois
a arte não existe sem a vontade, “criação” técnica e meta do
artista. É absolutamente idêntico ao processo de produção nas
empresas.

Para finalizar, segue uma sugestão inicial de como um líder ou
gestor deve contratar um programa de educação para sustentabilidade,
mesmo que tenha sido exigido como condicionante de licença
ambiental. Já que é obrigatório realizar, faça direito e aplique bem
os recursos financeiros e humanos disponíveis. A pensar e realizar:

1. Discuta com sua equipe o para que deste programa educacional para
sustentabilidade e em quanto tempo sua empresa ou organização deseja
chegar a um resultado de mudança;

2. Como liderança, defenda programas no mínimo com 3 ou 5 anos de
prazos no contrato com os prestadores de serviço. Não existe um
programa educacional para sustentabilidade bem feito dentro de
empresas, organizações ou nas comunidades com contratos de um ano;

3. Inclua no escopo dos serviços a serem contratados o treinamento
da sua equipe com o item numero um do escopo do programa. Treine
antes. Nivele os conceitos, linguagem e objetivos da sua equipe -
sem perder a criatividade de cada membro – como fator imprescindível
– de forma que contratado e público de interesse percebam coerência
no que a empresa ou organização deseja.

4. Comece os programas com a perspectiva de uma conversa que traga
uma iluminação nas mentes de sua equipe. Encante a sua equipe com
conceitos e experiências diferenciadas e com resultados aferidos.
Desta forma, esta equipe vai conduzir o trabalho com mais foco e
cuidado na relação junto aos prestadores de serviço de programas
educacionais para sustentabilidade;

5. Fique atento aos cronogramas, épocas do ano, números de eventos
que competem entre si em determinado período para não programar algo
que não possa ser executado dentro da empresa e nas comunidades. A
contratação dos serviços tem que ser realizada em função do
calendário das escolas, comunidades e da empresa;

6. Acrescente o algo mais no escopo que traga para sua empresa uma
discussão e uma experiência educacional continuada para a
sustentabilidade.

7. Faça do programa de 3 ou 5 anos um processo permanente de
educação e mudança de atitudes para os outros líderes, para
empregados, fornecedores e os públicos externos de interesse.

8. Concentre mais energia e recursos financeiros no programa
interno, principalmente com as lideranças e depois os demais
empregados, pois isto é parte fundamental do sistema de gestão
ambiental e obrigação natural da empresa, e tente alguma
contrapartida ou parceria junto aos órgãos públicos, ONGs e público
envolvido ao assumir os programas externos A contrapartida pode ser
um apoio político real ao programa ou recursos de suporte como:
transporte, locais para os encontros e cursos, liberação das equipes
que precisam ser treinadas e reeducadas para sustentabilidade etc.

(*) Vania Velloso (vaniavelloso@terra.com.br) é arquieta,
especialização em filosofia e gestão ambiental, artista e
cozinheira.

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