sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Artigo analisa a questão dos carroceiros no município de Montes Claros-MG

Será realizado na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) nos dias 26, 27 e 28 de Agosto o I Colóquio Internacional “Recursos na luta contra a pobreza: entre o controle societal e reconhecimento social”. Dentre as comunicações que serão apresentadas, está o trabalho intitulado: “DA SOGA AO ARREIO”: A REALIDADE DOS CARROCEIROS NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS-MG, que será apresentado pelos autores: Profº Délcio César Cordeiro Rocha (Professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG) e Guélmer Júnior Almeida de Faria (Economista Doméstico, formado pela UFV).

 
Este artigo traz uma investigação sobre a interação e a exploração de eqüídeos por carroceiros como veículos de tração em meio urbano no município de Montes Claros-MG. Especificamente, pretendeu-se conscientizar a população sobre maus tratos com animais, diagnosticar a realidade do uso de eqüídeos como veiculo de tração animal, identificar as ações do poder público local quanto a esta questão, analisar a interação: carroceiro X animal e avaliar as condições de manejo e bem-estar.

 
Para isso, utilizou-se como metodologia uma pesquisa feita pelo “Projeto Carroceiro Consciente” veiculada ao ICA/UFMG, o método da observação, registro fotográfico e também uma pesquisa documental, junto a órgãos públicos e uma pesquisa bibliográfica. Portanto, o estudo em questão é de natureza diagnóstico/avaliativa, que se insere nos domínios da pesquisa qualitativa. Utilizando-se de técnicas descritivas.

Pode-se concluir que há ainda muita desinformação quanto aos maus tratos desses animais, a maioria dos carroceiros vive dessa renda, existe a prevenção quanto à saúde desses animais, o manejo alimentar é aquém das necessidades do animal, não existe política social voltada para estes sujeitos sociais (carroceiros); para que se garantam as condições apropriadas para sua manutenção e o controle rigoroso da sua utilização. A conscientização aliada à educação podem ser alternativas para que minimize os problemas de saúde desses animais, eduque o carroceiro, evite os maus-tratos com animais. Ao mesmo tempo em que beneficia a sociedade, gerando práticas de promoção a proteção animal e políticas sociais destinadas aos carroceiros para que reduza este problema de ordem social.

 
Informações Colóquio Internacional: http://www.coloquiointernacional.unimontes.br/

Fonte: Guélmer Faria






Nenhum comentário:

Postar um comentário