quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Economia Doméstica no Diário de Pernambuco

Economista doméstico faz o diferencial numa empresa que preza pelo bom desenvolvimento das pessoas. Carreira exige olhar multidisciplinar.


Raissa Nascimento // Especial para o Diario
raissanascimento.pe@dabr.com.br

Quem está em busca de uma profissão e se prende as mais badaladas e conhecidas pela sociedade, acaba deixando de lado cursos que poderiam ajudar a melhorar a disparidade do mercado de trabalho. Ou mesmo ampliar alguns horizontes. É o caso da graduação em economia doméstica. Amargada por um certo preconceito de muita gente a área pode sim render gratas surpresas a quem a ela se dedica.

Isso porque o curso, que em Pernambuco é oferecido pela Universidade Federal Rural, oferece oportunidades de emprego em diversos setores de prestação de serviços, como alimentício, industrial, vestuário e no meio rural. O profissional pode atuar em restaurantes, hospitais, bufês, hotéis, escolas, em programas de governo e ainda ser um autônomo.

A graduação apresenta como principais características a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade. A grade curricular apresenta várias disciplinas a serem estudadas, como: microbiologia, anatomia humana,tecnologia têxtil, nutrição, extensão rural e vestuário, cultura e moda. São nove períodos, sendo que o último é voltado para a realização de estágio obrigatório.

Para a aluna Renata Souza Rolim, de 25 anos, que está no último período da graduação, a interdisciplinaridade do curso é um forte fator para quem gosta de trabalhar com desenvolvimento. "Temos muitas possibilidades de trabalho", avalia.

O estudante do 6º período José Eduardo de Albergaria Nunes, de 36 anos, ressalta que o grande objetivo do economista doméstico é cuidar da qualidade de vida das pessoas. "Se trabalho em um restaurante vou planejar a qualidade de vida dos funcionários, assim como do serviço que oferecemos aos clientes", explica.

A aluna Carina Géssika Ireneu do Monte, de 22 anos, que cursa o 6º período da graduação acredita que realizar os cursos de extensão e pesquisa na própria universidade amplia a experiência profissional. "Sugiro estudar um outro idioma para quem pretende continuar a carreira acadêmica e optar por um mestrado edepois doutorado", afirma.

Para ingressar na única graduação disponível no estado o estudante realiza a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e com a nota efetua a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O estudante concorrerá as 40 vagas disponíveis, sendo 20 vagas no horário da manhã e as demais à tarde.

Segundo a coordenadora do curso, Fátima Marssena, a missão do economista doméstico é proporcionar qualidade de vida e quantidade de produtos necessários para garantir o desenvolvimento humano para as pessoas. "Na área é importante trabalhar tendo como meta o seu produto final, que são as pessoas: as que vão oferecer o serviço e as que usufruirão", conclui.

Saiba mais

O primeiro curso de economia doméstica no Brasil começou em 1952, na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

A graduação surgiu com o principal objetivo de formar profissionais habilitados para atuar no meio rural, ensinando as pessoas a ter mais qualidade de vida com uma boa alimentação e higienização;

Com o êxodo rural começa a iniciar uma mudança na atuação do profissional que passa a atuar na prestação de serviços;

Hoje, é possível encontrar economista doméstico trabalhando em vários setores, como: atendimento infantil, educação ao consumidor, desenvolvimento rural e urbano.

Onde atuar

Alimentação, nutrição e saúde - Elaborando manuais técnicos; planejando cardápios; orientando todos os aspectos antes, durante e após a produção das refeições; estabelecendo programa integrado de controle de pragas; capacitando pessoas para as operações de transformação, manipulação, embalagem, armazenagem e transporte de alimentos.
Arte, habitação e vestuário - Orientando a produção do vestuário desde a modelagem, costura, acabamento e comercialização; capacitando pessoas para atuar na produção do vestuário, considerando o planejamento e execução das atividades, infra-estrutura e equipamentos; treinando e formando pessoas para operação de lavanderias (tecidos, fibras, produtos de lavagem, maquinários); orienta famílias para conservação de vestuário.
Desenvolvimento humano - Planejando, supervisionando e executando projetos e programas de assistência a industriários e comerciários; orientando sobre o melhor uso do salário, o ensino formal, a educação do consumidor, educação para a saúde, alimentação, higiene, vestuário, habitação e saneamento; desenvolve ações para a preservação da saúde junto a população; integrando equipes em programas de educação ambiental; desenvolvendo ações para a melhoria da renda familiar.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br

Um comentário:

  1. pois é está mais que na hora da população procurar conhecer a amplitude de oportunidades de conhecimento que o profissional de economia domestica possue, unindo assim a multidisciplinaridade que o curso oferece,nos tornando um profissional mais dinamico e com um olhar mais apurado.
    wanessa lima 22-01-2011

    ResponderExcluir